Receita de Gingerbread - Biscoitos de Gengibre

Depois de um loooongo recesso, estamos de volta. Tempo corrido, sabe? Acordando cedo demais, trabalhando demais, sem tempo nem energia pra criar. Enfim! Acabou esta correria, voltei, cheia de gás e ideias. E chega de mimimi!

Aqui em casa temos muitas receitas favoritas. Algumas fizemos juntas, Lu* e eu, muitas são de família - de minha mãe e minha sogra - e algumas eu comecei a fazer quando a Lu era pequena e acredito que vão virar lembrança de infância dela e do Lucas, lá no futuro, assim como eu tenho as minhas.

Esta é uma das receitas que eu quis aprender e sempre faço na época de Natal. Acho que a primeira vez que fiz foi em 2007. Me lembro de estar grávida do Lucas e a Lu levar um pote cheio de gingerbread na escola para a festa de último dia de aula.

* A Lu é a nossa mini chef. Mini chef era como Linguini chamava Rémy, o ratinho parisiense que sonhava em ser chef no filme Ratatouille. Tudo bem que ela já está quase do meu tamanho mas, apesar da idade, ela tem um talento especial para culinária.

Vamos à receita?
Gingerbread

Ingredientes

* 6 xícaras de farinha trigo

* 1 colher (chá) bicarbonato de sódio
* 1/2 colher (chá) de fermento em pó
* 250 gramas de manteiga em temperatura ambiente
* 1 xícara de açúcar mascavo
* 1/2 xícara de açúcar cristal ou refinado
* 1 pedaço generoso de gengibre fresco
* 4 colheres de chá de canela em pó
* 1 colher de chá de sal
* 2 ovos grandes
* 1 1/2 xícara de mel ou melado

Acessórios

* Ralador
* Fouet ou batedeira
* Rolo de macarrão
* Cortadores de biscoitos. Se não tiver em casa, você pode usar um copo ou uma lata de leite condensado aberta e aparada ou comprar cortadores de macinha nas lojas de 1,99, só se atentando para que não tenham detalhes muito pequenos.


Modo de Preparo

Em uma vasilha grande, peneire e misture a farinha de trigo, a canela, o bicarbonato de sódio e o fermento em pó. Reserve.


Usando a batedeira ou o fouet, misture a manteiga, o açúcar mascavo e o cristal até ficar cremoso. Acrescente gengibre, o sal, os ovos, um a um e o mel, mexendo a cada adição.

Adicione devagar e delicadamente a mistura de ingredientes secos e misture até obter liga. Se estiver usando a batedeira, use a velocidade baixa e, se estiver usando o fouet, talvez você prefira, no final, sovar delicadamente com as mãos. Neste caso, não manipule demais a massa para não passar o calor das mãos para a massa.

Embrulhe a massa com filme de PVC e leve à geladeira por, no mínimo, quatro horas.

Como a massa deve estar gelada para se trabalhar, retire 1/3 dela e deixe o resto na geladeira.

Forre duas ou mais assadeiras com papel manteiga. Minha dica é usar a assadeira de cabeça para baixo, isso facilita a colocação do papel manteiga e garante um espacinho a mais para os biscoitos.


Enfarinhe uma superfície lisa e limpa e também o rolo.

Cerca de 10 minutos antes de terminar o corte, preaqueça o forno a 180ºC (moderado).

Com o rolo, abra a massa numa espessura de cerca de 5 milímetros e corte com os cortadores de biscoito.

Com o auxílio de uma espátula, transfira os biscoitos para a assadeira e asse por 10 a 20 minutos, até que as bordas estejam coradas.

Prepare uma superfície com uma toalha de mesa e coloque os biscoitos assim que retirar do forno, deixando-os espaçados e virados de cabeça pra baixo, para que esfriem. Os meus, eu deixo próximo à janela mesmo, como fazia a Minnie nos desenhos da minha infância.

Olha os gingerbreads na janela, ali na terceira foto, viu? A Lu não queria que eu colocasse esta foto porque, segundo ela, eles pareciam queimados mas eu garanto que não estavam =)


Espere ao menos 12 horas para embalá-los ou guardá-los num pote fechado.

Se desejar, decore com açúcar cristal colorido antes de assar ou, após assado e frio, com glacê feito com açúcar de confeiteiro.

Nossa última receita foi feita para deixar a casa em clima de natal. Gosto de comer com café.


Há dois anos atrás, fizemos esta receita e presenteamos a família e os amigos e posso garantir que fez muito sucesso. Ainda hoje eles se lembram e pedem para fazermos de novo.

Mas tem uma advertência: esta receita rende pacas! Cerca de seis assadeiras, por isso é uma ótima opção de presente.

Sabe aquela caixinha feita com garrafa de Coca-Cola?? Nãããããããão???? Nossa, eu achei uma descoberta genial, não sei quem foi o inventor. Eu compartilhei aqui a idéia quando aprendi a fazer mas nunca fiz um tutorial, quem sabe agora eu faço. Planejo fazer dois posts semanais, no sábado e domingo e, eventualmente, um durante a semana também. Saudades demais deste espaço, é onde mostro um pouquinho do meu lado B.

♥ ♥ ♥

Ótima semana e que alegria esteja com todos vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas