Pão de Cristo - Parte 3: fazendo o pão

Este é o terceiro e último post com a receita para se fazer o Pão de Cristo, feito com fermento natural líquido, também chamado de fermento de garrafa.

Nas postagens anteriores, você aprendeu:
- a criar seu próprio fermento, do zero;
- a refrescar o fermento.
E agora vamos finalmente fazer o pão.

- No dia anterior, você colocou seu fermento para refrescar. Misture o fermento refrescado com uma colher, para ficar homogêneo;
- Separe 500ml do fermento para fazer o pão e guarde o restante em garrafa pet de 2 litros, bem fechada em geladeira. O fermento que vai para a geladeira é o que você vai usar na próxima vez em que for fazer pão. Você recomeça o ciclo de refrescar, multiplicar e fazer o pão. Ele se mantém forte por cerca de 15 dias. Se você não for fazer pão após este período, refresque o fermento mesmo assim e descarte ou, muito melhor, doe a parte que sobrar. Eu nunca joguei fermento fora, faço pães a cada duas semanas.

Vamos à receita?

Ingredientes:
- 500ml de fermento refrescado;
-2 ovos grandes;
- 5g de sal;
-110ml de óleo;
- 200g de açúcar (eu uso açúcar cristal);
-1kg de trigo (mais cerca de 300g para enfarinhar).

Modo de Preparo:
A massa
- Numa vasilha grande, junte um a um os cinco primeiros ingredientes, misturando a cada adição;
- Acrescente a farinha e misture bem;
- Quando estiver bem misturado e a massa começar a ficar pesada, polvilhe farinha numa superfície limpa, coloque a massa e comece a sovar. Faça movimentos repetidos, usando as duas mãos, esticando e juntando a massa por, pelo menos, 10 minutos.

Primeira fermentação
- Coloque um pouco de farinha na vasilha onde a massa foi misturada, coloque a massa, cubra com um guardanapo ou filme de PVC e deixe num local sem vento. Eu deixo dentro do forno com a luz acesa. Deixe a massa descansar até dobrar de volume. O tempo depende de uma série de fatores como calor, umidade, farinha. Este pão é um legítimo representante do slow food. Faça sem pressa e deixe a massa crescer no tempo dela. Com a prática você vai chegar num tempo médio desta primeira fermentação. Aqui em casa leva cerca de 8 horas.

Modelagem e segunda fermentação
- Após a massa dobrar de volume, enfarinhe uma superfície e coloque a massa. Com uma faca, divida a massa para fazer os pães nos tamanhos desejados. Eu faço dois pães grandes com metade da massa e 6 pães pequenos com a outra metade.
- Coloque a massa em superfície enfarinhada e estique-a com um rolo. Não precisa esticar muito. Enrole a massa, dando o formato de pão e coloque em assadeiras;
- Deixe descoberto no forno desligado até dobrar de tamanho de novo.

Pães indo para a segunda fermentação

Pães após segunda fermentação, prontos para serem assados

Assando o pão
- Após os pães crescerem, aqueça o forno a 180° por 10 minutos e coloque o pão para assar na mesma temperatura, uma assadeira por vez.
- Asse por cerca de 15 a 20 minutos. O pão vai estar corado por cima e na base e, ao desenformar, faz um barulho de oco se você bater na base.
- Desenforme quente sobre um guardanapo e, se possível, deixe-os esfriando em cima de uma grelha.
- Espere os pães esfriarem (se conseguir) e sirva puro ou com manteiga.



Esta receita rende uma quantidade generosa de pães. Eu sempre divido com os vizinhos e amigos do trabalho. Tem gente que conserva em geladeira ou mesmo congela o pão mas eu nunca experimentei fazê-lo.

Você me conta se fez a receita e se as instruções estão claras?

Aprendei a fazer o Pão de Cristo com a Aurea Marques, a quem sou eternamente grata <3

San


Comentários

  1. Vou fazer, Sandra! Só vou adaptar o ovo pq não podemos aqui. Obrigada por partilhar!

    ResponderExcluir
  2. Que alegria ler isso, Ana!!
    Depois me conta se deu certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá! Para fazer o pão salgado, dobre a quantidade de sal e coloque a metade do açúcar.

      Excluir
  4. Olá boa noite. Obrigada pela receita. Fiz o fermento e o pão porém ele ficou pesado e com miolo massudo. Sabe o que posso ter feito de errado? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josiane, se o fermento estiver fresco e alimentado, talvez tenha sido o tempo de fermentação. Talvez você tenha modelado ou colocado para assar antes da massa ter dobrado de volume.
      Continue tentando!

      Excluir
  5. boa noite ja tentei fa zer duas vezes nao deu certo e o pao fica escuro ha muito tempo atras gnhei o fermento com uma raçao ele crsceu muito e ficou bem fofinho nao sei o que aconteceu agora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas