Tutorial: Charms - Plaquetinhas de Tampa de Shampoo

Quero, de cara, pedir desculpas pela demora em publicar este tutorial. Acabei de fazer as peças agora e a tinta está fresca ainda. E também pedir desculpas pelos visual capenga do blog. Não que vá ficar profissional mas vai melhorar, eu prometo :)

Eu havia terminado os 30 Dias de Criatividade e confesso que fiquei estafada de tanto inventar coisas (overdose de criatividade???) tanto que nem publiquei ainda as coisas que fiz na segunda quinzena de junho.

Como eu viajo amanhã cedo e devo - ao menos pretendo - ficar offline por uma semana, não queria deixar esta pendência com vocês por isso aqui está o tutorial das plaquetinhas de tampa de shampoo.

Pra quem não viu, este é o post onde eu mostrei as plaquetinhas e estas são as minhas belezinhas:
(Se eu não achar lindo, quem vai achar??)



Agora vamos ao tutorial.

Plaquetinhas (charms) feitas com tampas de shampoo

 Material:
- Tampa de shampoo. É necessário que seja uma tampa plana, como as do shampoo e condicionador Seda
- arame ou fio elétrico
- estilete
- tesoura
- alicate
- lixa
- primer
- pincéis e tintas


Com uma tesoura, corte as rebarbas da tampa.


Usando o alicate, retire o excesso do pino de fechamento, no verso da tampa.



Agora vamos fazer os furos. Trace uma linha imaginária no centro da peça, no sentido horizontal. Os furos devem ficar aproximadamente 0,5cm acima desta linha e à mesma distância da borda. Aqueça o dente de um garfo ou de outro objeto de metal pontiagudo na chama do fogão ou de uma vela e faça os furos por onde passarão os arames. (Eu tenho um garfo e uma faca só pra essa função).




Lixe a peça, na superfície que será pintada e nas laterais para que ela possa aderir ao primer.



Passe uma demão de primer  e espere secar por cerca de 20 minutos.



Agora a grande sacada.
Reparem que a tampa nada mais é do que uma mini tela em branco! Então você pode fazer o que quiser com ela. pintura à mão livre, decoupage, colar um tecido, um mini origami...

Nos charms do início do post eu optei por pintar um fundo com tinta acrílica e fazer uma pintura à mão livre, no caso do cupcake e também escrever com canetinha, nos outros dois charms. Os poás de fundo e das bordas eu faço com o cabo do pincel.

Para estes de hoje, eu escolhi usar adesivos. Com o pincel, dei duas mãos de tinta acrílica (eu, equivocadamente inverti as cores mas não ficou ruim). Depois, utilizando uma esponja, dei umas batidinhas com a mesma cor para dar uma acabamento mais suave.



Colei os adesivos, misturei um pouco de primer à mistura de tinta e novamente apliquei na peça, a fim de minimizar a aparência das bordas do adesivo. Observe que eu acrescentei o primer à mistura, porque os adesivos são plásticos e não iriam aderir à tinta. 

Com o pincel, fiz um tracejado nas bordas.



Eu gosto muito de criar utilizando os objetos que tenho em casa. Neste caso, ao invés de utilizar arame, eu usei um fio elétrico que eu tinha e o desencapei com a ajuda do estilete.



Com o alicate, faça um gancho numa das estremidades do fio e o dobre, como na foto.



Passe o fio pela tampa, de dentro pra fora. Agora, mais uma vez, fica por conta da sua criatividade. Você pode colocar algumas contas, peças de alguma bijouteria quebrada, etc. Neste caso, como é pra um menininho, eu optei por modelar o arame com a ajuda de uma caneta.



Vá ajustando o arame, até passá-lo pelo outro furo. Pelo verso, repita a o gancho na ponta e tente deixá-los semelhantes.



Prontinho. Mais dois charms prontos pra fazer a alegria de alguém.



Ficou clara a explicação? Você vai fazer um também?
Se fizer, me avisa, eu adoraria mostrar aqui. E se for postar no seu blog, fotolog, etc, peço a gentileza de indicar o Luka Luluka como fonte de inspiração.

Bom dia e que a alegria esteja com todos vocês.

ps: Deixei um post agendado pra sábado. Se o bom Blogger permitir, sábado estará lá. Volta pra ver, vou ficar contente.


 ♥♥♥


 * 13/10/2012 Este tutorial participa do mosaico do Casa Corpo e Cia da Rê Batista.

Comentários

  1. Amigaaaa lindooooo imagino como ficara com uns guardanapos que tenho la no atelier se fizer eu te mostro ta olha tem selinho para vc la no blog bjbj
    Monica

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaa lindooooo imagino como ficara com uns guardanapos que tenho la no atelier se fizer eu te mostro ta olha tem selinho para vc la no blog bjbj
    Monica

    ResponderExcluir
  3. Querida Amiga, estou realizando o sorteio de um kit de 13 tecidinhos bem lindos em parceria com a Tecidos Crafts , vim te convidar a participar tb.
    Obrigada , espero vc !!

    Leila

    ResponderExcluir
  4. Obrigadaaaaa! Vou fazer sim! Assim que eu fizer te mostro. Bjs e parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  5. Sandra,

    Quanta criatividade, adorei!
    Seu comentário vai ficar guardadinho até o dia do sorteio para não haver dúvidas do processo, kkk.
    Beijos e obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que idéia legal!!! Vou tentar aqui tb!!!
    Amiga, recebí os presentinhos e ADOREI, sua criatividade é incrível...Postei foto lá no blog, dá uma passadinha por lá...
    Claro que vou querer manter contato com vc, e logo meu blog faz níver, vo preparar um sorteio tb, aí venho te avisar, ok? bjoooooooooooo

    ResponderExcluir
  7. Que mimo, mais mimoso !!
    Adorei e imagino quantas coisa veremos por aqui, rsrsrs
    Quando voltar vc bem que podia sair no Talnto no Tacho né ??
    Bjus 1000 e boas férias !!

    ResponderExcluir
  8. Ameiiii esse PAP, vou fazer minha plaquinha :D
    Bjks
    Marília

    ResponderExcluir
  9. Olá. Passei para retribuir a visita e agradecer o comentário tão original e FOFO que você deixou sobre a Kokeshi reciclada. Lindinho demais o que escreveu. Já vi que você também adora uma boa reciclagem e também é admiradora da Lucia nossa blogueira querida. Ah... já estou me instalando por aqui e vou voltar sempre para partilharmos muitas idéias. Sobre as plaquinhas: vou ter que fazer né...(rsrsrs)
    Deixo um abraço e um até breve.

    ResponderExcluir
  10. Minha linda!!Todo dia você tem uma idéia ótima!!Fico tão orgulhosa de conhecer pessoas assim!
    Beijoss e solte a franga mesmoo!! Digo: a mente hehehe.

    ResponderExcluir
  11. Que idéia bacana a sua, ficaram lindos ! Adoro reciclar também, tenho vários potinhos separados para isso.
    Parabéns pela criatividade!

    bj
    Paty

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas