1 Projeto por Mês 2016 - Minibar de parede

Perdi a conta de quantas vezes escrevi "nos mudamos há ... meses atrás" mas este post começa assim...

Nos mudamos para o novo apartamento há um ano atrás. Me lembro bem, foi numa sexta-feira, meu marido e as crianças me buscaram no trabalho, o carro estava abarrotado de coisas e fomos no escritório da construtora para finalmente pegarmos a chave do nosso tão sonhado apartamento. Levamos tudo para passar o fim de semana prolongado: colchões infláveis, comidinhas, lençóis, travesseiros, livros e produtos de limpeza. O ap. estava muito sujo de poeira.

Levamos também taças e meu marido trouxe a champanhe e espumante sem álcool para as crianças. Tínhamos que celebrar a conquista.

Depois do brinde e da faxina, nos espalhamos pela casa, tudo novinho, limpinho, cada canto uma tela em branco, ideias fervilhando, livros de faça-você-mesmo para inspirar... foram dias inesquecíveis!

Meu marido é marceneiro de profissão e ele dizia que queria fazer os móveis da casa nova. E assim foi feito. Bem, na verdade ainda está sendo feito. Depois de alguns meses, demos uma pausa para recompor as moedinhas e para ele descansar, porque ele faz quase tudo sozinho e nos momentos de "folga".

Ele fez vários projetos e eu, lerdinha, ainda não mostrei nenhum. Vou me redimir. Aguardem.

Um dos projetos foi a cama da Luana, que ela mesma desenhou. Ela escolheu uma madeira escura para os móveis do seu quarto. Meu marido fazia assim: analisava os desenhos, calculava as medidas e levava até uma marcenaria pra que fossem feitos os cortes. Muitas vezes ele deixava as medidas e voltava depois para buscar. Quando ele foi buscar os cortes da cama da Luana, viu que o atendente havia cortado errado as madeiras que fariam os pés da cama da Lu: ele cortou em MDF cru ao invés de MDF laminado com a cor escolhida. Como foi erro do atendente e não haveria utilidade para a loja, ele deu para o meu marido os cortes errados: 22 placas de 39 x 10cm. Vinte e duas placas! Meu marido falou que iria utilizar num outro projeto mas acabou não usando e aquela pilha de MDF ficou no nosso quarto por quase um ano. Todo fim de semana eu olhava para aquelas placas, pensava no que poderia ser feito com elas mas nunca colocava nada em prática.

Esta introdução enorme foi para contar que o projeto que vou apresentar pra vocês agora foi feito com planejamento zero. Fomos fazendo e as ideias e inspiração foram surgindo.


Minibar  de parede




Olhando a foto acima, você diria que este minibar for construído ao acaso?

Pois é! Senta que lá vem a história...

Meu marido falou: "vou fazer umas prateleiras com estas madeiras aí". Confesso que torci o nariz e resmunguei. Ia colocar onde tantas prateleiras? Fazer só por fazer? Ia ficar feio!

Paralelo a isso, eu procurava uma solução de decoração para a coluna que fica na entrada da casa, onde temos um aparador e guardamos nossos sapatos*. Eu querida muito pintar a coluna de marrom mas depois que compramos este aparador retrô super discreto só que não todo colorido, ficou difícil encontrar uma cor de fundo que se encaixasse. Além disso, queria um lugar para guardar as taças. Encontrei um armário de parede bonito e com preço bom mas era bem rústico, não combinaria com o aparador.

Num belo dia ele estava determinado a fazer as prateleiras. Cabia a mim decidir como fazer. Pensei então em fazer nichos para as taças mas não estava segura nem empolgada. Achava que não ia ficar bom. Mulher bule!

(Mulher bule = Mulher de por café = Mulher de pouca fé. Sacou?)



Marco fez as prateleiras e rolou até uma aula de marcenaria de pai pra filho.

Então o novo dilema era como dispor as estantes na parede. 2 + 2? 3 + 1?

(Ia dizer para você não reparar na bagunça dos sapatos* mas sei que vai ter efeito contrário, então, olhaí a bagunça mas veja também as estantes, que são o assunto da vez)



Coloca de um jeito, troca, muda de novo e, de repente, me senti dentro de um romance do Dan Brown! As estantes se encaixaram de um jeito que eu não tinha sequer imaginado e, no espaço que ficou entre elas, se encaixou com perfeição um enfeite de vidro que tenho!


Tá, eu viajei, mas foi muito legal!

Próximo dilema? O mais sofrido pra mim. Devo pintar a estante? Essa cor de MDF cru é bem feinha. Luana sugeriu pintar a parte da parede que ficaria dentro das estantes. Legal! Que cor? Vinho ficaria lindo em contraste com as taças mas não combinaria com o aparador. Verde? É, verde é legal. Tenho vários tons de verde. Qual usar? Mas e o MDF, pinto ou não pinto?

Ufa! Fui procurar corante para madeira, que nunca tinha usado. Comprei o único que tinha, meio na sorte. E tenho que contar pra você que descobri uma forma muito fácil e muito legal de fazer pátina!

Estantes pintadas, definidas suas posições. Próximo passo: marcar a área que vai receber a pintura.

A foto está péssima, me desculpem. Usando as estantes como guia, isolei a área na parede com fica crepe.


Paralelo a isso (de novo??) eu fiz outro projeto que ainda não mostrei e usei tecido para forração.

Falei para meu marido o que ele achava, que estava em dúvida sobre como pintar e então ele disse que gostou muito do que fiz no outro projeto, com tecido.

Isso! Vou usar tecido!! Vai ficar muito legal!! Parti numa busca pelo tecido ideal: geométrico retrô com desenhos grandes. Não encontrei exatamente o que procurava mas acho que encontrei o tecido ideal:


(O chevron de baixo comprei pra fazer um quadro ou coisa parecida).

Pensei em usar tecido adesivo mas ficaria muito caro. Ele é vendido em rolo de 100 x 50cm e custa em torno de R$ 36,00, Como eu precisava cobrir uma área de 80x80cm, teria que comprar 2 peças então descartei a ideia do tecido adesivo e comprei tecido de algodão.

Que facilidade aplicar tecido na parede, gente! Muito fácil. Deu vontade de sair cobrindo a casa toda de tecido.

Depois de finalmente colocadas as estantes, eu olhava pra ela, ela olhava pra mim e parece que ela sempre esteve ali, não conseguia imaginar a casa sem ela. Fiquei apaixonada.

Acho que este foi o projeto em que eu menos acreditei e que mais me surpreendeu.


oOo

Esta é minha segunda participação no 1 Projeto por Mês, idealizado pela Marcia do blog Poções de Arte.

Para saber mais sobre 1 Projeto por Mês, clique na imagem abaixo e depois nos links, para conhecer o trabalho de cada um dos participantes.

Poções de Arte



  • Marcia com Organização de Livros;
  • Adelaide com Tapete Redondo;
  • Alê com Barrados em Crochê;
  • Ana com 4 em 1;
  • Ana Laura com Garrafas Decoradas;
  • Cris com Quadros de maternidade;
  • Gabriela com Caixote para revistas;
  • Jussara com Capas para Máquina de Lavar;
  • Lícia com Panô conserva de frutas;
  • Luciana com Bolsinhas Customizadas e Prendedores;
  • Sol com Atitudes sustentáveis;


  • oOo

    Ah, ainda sobrou um troco de cortes e o Marco fez mais uma estante para o mini home office dele. Carece de decoração (e de iluminação) então coloquei um Super Man do Lucas lá, por ora.



    oOo

    Agora vamos às pendências:
    - * Repararam na nossa irritante bagunça de sapatos e nos asteriscos espalhados pelo texto? É sobre isso o próximo post, onde vou ensinar a fazer pátina fácil com corante de madeira.
    - Vou fazer um novo post sobre o minibar, com dicas de pintura e forração com tecido.

    Nos vemos em breve!


    Que a alegria esteja com todos vocês.


    Comentários

    1. Oi Luka,que maravilha o seu projeto,ficou muito bonito! Acho muito legal pegar uma madeira e transformar em móvel,pena que não tenho esse dom,não consigo pregar um prego rsrs. Bjss.

      ResponderExcluir
    2. Olá!
      hehehe mudanças geram um pequeno caos, mas qdo termina fica tudo lindo amiga!
      Parabéns! Ficou lindo o seu Mini Bar!
      Já levei o seu link!
      Um super bjo!

      Alê - Bordados e Crochê
      Facebook
      Twitter
      Instagram

      ResponderExcluir
    3. Oi amoreeee...Quem dera eu pudesse ME inspirar também...kkkkk.....Olha,se eu tivesse um marido que soubesse trabalhar com madeira como seu,estaria no Céu.
      Meu avo era Marcineiro,toda a casa deles era cheia de armarios e tudo o que você puder imaginar e eu ate hoje sinto o cheiro gostoso de madeira,de serragem....Amo.
      Ficou lindo...Não sei como vocês conseguiram esta mistura de cores,mas ficou simplesmente lindo,algo moderno,diferente....Lindo.
      Outra coisa que queria te falar(agora que consegui me sentar aqui...kkk)Esta semana minha filha(10 anos)finalmente nos pediu para ter um quartinho dos sonhos.
      Nada dificil ou complicado,mas ela nunca ligou,mas derrepente nos pediu.Ela queria um quartinho de moveis Brancos,uma cama com Gaveteiro,uma mesinha redonda com tapete redondo(Só Deus sabe de onde tirou esta ideia) e só.
      E como moro fora da minha zona de segurança que e Goiânia,pedi a marido que me levasse aqui e ali para vermos juntos(os Três)quartinhos....E fomos no Domingo no Etna e na Tok Stok(claro que ja entrei achando que seria tudo carissimo)mas queria ideias(queria mesmo era passear...kkk).
      Juro que fiquei chocada e vi o tamanho da encrenca do nosso pais.....As camas de quartinho decorado que antigamente eram R$2.900,mais o colchão e mais isso e aquilo....A cama Branca,com Gaveteiro(sem o colchão)linda....R$740.00....
      Eu fiquei pasma,achei que estava enxergando errado.Não e que seja barata,mas olha onde estamos...Na Tok Stok e Etna....
      Para nós e Maitê,pouca importa onde vamos comprar a caminha,mas eu fiquei boquiaberta com o valor.
      O MInibar fiquei incrivel,o toque das Taças....Amei,ficou uma mistura de Barzinho e Cristaleira...Mostra mais.
      Bjus
      Deusa

      ResponderExcluir
    4. Oi amoreeee...Quem dera eu pudesse ME inspirar também...kkkkk.....Olha,se eu tivesse um marido que soubesse trabalhar com madeira como seu,estaria no Céu.
      Meu avo era Marcineiro,toda a casa deles era cheia de armarios e tudo o que você puder imaginar e eu ate hoje sinto o cheiro gostoso de madeira,de serragem....Amo.
      Ficou lindo...Não sei como vocês conseguiram esta mistura de cores,mas ficou simplesmente lindo,algo moderno,diferente....Lindo.
      Outra coisa que queria te falar(agora que consegui me sentar aqui...kkk)Esta semana minha filha(10 anos)finalmente nos pediu para ter um quartinho dos sonhos.
      Nada dificil ou complicado,mas ela nunca ligou,mas derrepente nos pediu.Ela queria um quartinho de moveis Brancos,uma cama com Gaveteiro,uma mesinha redonda com tapete redondo(Só Deus sabe de onde tirou esta ideia) e só.
      E como moro fora da minha zona de segurança que e Goiânia,pedi a marido que me levasse aqui e ali para vermos juntos(os Três)quartinhos....E fomos no Domingo no Etna e na Tok Stok(claro que ja entrei achando que seria tudo carissimo)mas queria ideias(queria mesmo era passear...kkk).
      Juro que fiquei chocada e vi o tamanho da encrenca do nosso pais.....As camas de quartinho decorado que antigamente eram R$2.900,mais o colchão e mais isso e aquilo....A cama Branca,com Gaveteiro(sem o colchão)linda....R$740.00....
      Eu fiquei pasma,achei que estava enxergando errado.Não e que seja barata,mas olha onde estamos...Na Tok Stok e Etna....
      Para nós e Maitê,pouca importa onde vamos comprar a caminha,mas eu fiquei boquiaberta com o valor.
      O MInibar fiquei incrivel,o toque das Taças....Amei,ficou uma mistura de Barzinho e Cristaleira...Mostra mais.
      Bjus
      Deusa

      ResponderExcluir
    5. Oi Lu, adorei a história do mini bar, bem detalhada e divertida, a família unida conseguiu fazer um projeto muito bom, parabéns para todos vocês que conseguiram um lindo mini bar ;-)
      Demorei mas consegui postar o meu projeto, levando o seu link!
      Beijão!
      Ene ♡

      ResponderExcluir
    6. Oi Lu, adorei a história do mini bar, bem detalhada e divertida, a família unida conseguiu fazer um projeto muito bom, parabéns para todos vocês que conseguiram um lindo mini bar ;-)
      Demorei mas consegui postar o meu projeto, levando o seu link!
      Beijão!
      Ene ♡

      ResponderExcluir
    7. Oi! Me senti em casa, só que, moramos em um sítio, mas a maioria dos móveis também estão sendo feitos pelo namorido, que não é marceneiro de profissão, só de paixão! :-) Ficou bem legal o bar e adorei a participação dos filhos! Bom começo de semana!

      ResponderExcluir
    8. Opss... como assim meu comentário foi publicado? Nem coloquei nada ainda? Será que o blog tá louco? Se foi alguma coisa antes aí, desconsidera por favor rsrsrs.

      Menina, amei sua estória. Fiquei aqui imaginando tipo um "camping" no apto novo e a mulher bule rsrsrs, muito bom!!!
      Ainda bem que não se desfizeram das placas e que bom que marido as utilizou em forma de nicho, pois ficou incrível!!!
      Eu já babei lá em cima na primeira foto, quando vi o tom escuro, aí lendo o texto e vc dizendo que era MDF, achei mais incrível ainda. Acho que o padrão que uso do tecido combinou bem legal com os outros padrões e cores do móvel de baixo.
      E a outra peça feita pelo marido, muito bonita também!
      Aguardaremos cenas dos próximos capítulos!!!!

      Obrigada por participar novamente, atualizando agora.
      Abração esmagador e ótima semana.

      ResponderExcluir
    9. Voltei para falar sobre o livro. Vou verificar pra vc a edição ou se tem mais algum detalhe, mas é tão velhinho que nem sei. É um dos que vou mandar para troca em breve.
      Quer dizer que sua estante é abarrotada? Bom, lá em casa como somos eu e marido e ninguém mais os solicita, não há pq guardá-los. Eu tinha esse lance de "coleção", achar legar ter um cantinho organizado pra eles, mas... como não os lerei de novo prefiro que eles voem e eu leia outros rsrs.

      Abração esmagador.

      ResponderExcluir
    10. Oi... Sinceramente acho que vocês deram O MELHOR destino a esses 22 pedacinhos... achei incrível como combinou com o móvel de baixo e como o móvel debaixo é lindo também! Hehehee Casou super bem ter algo especial em cima.

      Amada, estou ansiosa pra ver sua casa, quando temos móveis feitos pelos membros da família tudo é mais bonito, né? Tudo fica mais especial ainda (e é!)

      Parabéns, à família por optar por realmente escrever a história com as próprias mãos, isso sim é aproveitar a vida e a família!!!

      Beijokas mil, amada.

      ResponderExcluir
    11. Olá, tudo bem? Adorei o teu projeto do mês! Aquelas prateleiras ficam muito bonitas! rs Vcs deram uma bela finalidade aos pedacinhos de mdf, parabéns! Aproveito pra levar teu link. Bjs
      Blog Ana Laura Artes
      Grupo SCC Blogueiros
      Grupo Projeto 52 Semanas
      1 Projeto por Mês – Fevereiro – Garrafas Decoradas

      ResponderExcluir
    12. Oi San! Que lindo seu projeto! A estampa do tecido casou perfeitamente com o seu móvel aparador. E por falar nele, que lindo! O projeto parece que foi feito sob medida para o espaço. Quem olha nem imagina que eram vários pedaços de mdf. Parabéns a você e ao marido pelo projeto! Perfeito! Um beijo e uma ótima semana. Gabriela Barreto

      ResponderExcluir
    13. San, que dilema heim? Mas no final ficou muito lindo seu minibar e que maravilhoso pai e filho trabalhando juntos, super amei. Também estou participando e já levei seu link. Um xeru!

      http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Adorei suas prateleiras, seu marido e seu filho são muito habilidosos!Parabéns ficou lindo seu projeto! Já levei o seu link.
      Beijos
      Amara

      ResponderExcluir
    15. Ficou excelente, parabéns! Marido não é marceneiro, mas desde garoto, acompanhava o pai que é excelente pedreiro e carpinteiro. Compramos vários equipamentos e se Deus quiser, esse anos construiremos a oficina no nosso quintal. Muitos sonhos e projetos. Beijos!

      ResponderExcluir
    16. Muito legal, ficou lindo Vem nos fazer um visitinha também estamos participando e seguindo vc também!
      ✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
      ✡✡Fan Page do Blog✡✡
      ✡✡Vem ver nossa participação no “Um projeto pode mês também”✡✡

      ResponderExcluir
    17. San,
      Ficou lindo seu mini bar e adorei a história.
      Achei o tecido super charmoso, foi a cereja do bolo...rsrs...
      Parabéns a dupla :)
      Besitos e tenha uma semana abençoada

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

    Postagens mais visitadas