36 dias até o Natal: árvore de papel machê

Na minha cidade natal, onde morávamos até o ano passado, o feriado da cidade é dia 04 de dezembro e, por tradição, sempre montamos a árvore e a decoração de Natal nesta data. Particularmente, acho cansativo, já em outubro, ver as lojas, shoppings decorados para o Natal. E em casa, fica também difícil manter tudo arrumado, livre de poeira. Mas isso é opinião minha. De qualquer forma, mesmo tendo nos mudado, ainda montamos a árvore no dia 4 de dezembro. Nós tínhamos uma arvorezinha de uns 30cm, desde que nos casamos. Em alguns anos comprei pinheiros naturais mas os coitados, não resistiram. No ano retrasado, inventei de fazer uma árvore de papel machê. O resultado foi esse:

Eu comecei desenhando uma árvore em um pedaço de papelão resistente. Após cortar a árvore, a usei como molde para cortar outro pedaço do mesmo tamanho. Então medi a altura da árvore e fiz um corte da metade da altura, no comprimento das duas árvore, um na parte superior, outro na inferior. Encaixe os cortes e você terá a base da árvore. Já prenda uma fitinha para que árvore possa ser pendurada. Faça almofadas com jornal e vá colocando entre os dados da árvore e colando com fita crepe. Faça isso até achar que ficou bom. Depois cubra com camadas de jornal, mergulhados numa mistura de cola e água, 50/50. Nesta minha árvore, eu usei cola de trigo mesmo, muito mais econômica. Após secar, pinte como preferir. Sabe aqueles lacres das embalagens de pão de forma? Eu nunca jogo fora. Usando a ponta de uma caneta sem tinta, fui fazendo furos e colocando os lacres. Depois arrematei com quadradinhos de papel de origami. Os enfeites? As primeiras meinhas do Lucas, do primeiro ano de vida dele. Bom, já contei pro David, então vou contar pra vocês também. O que fazer com uma árvore de papel machê após o natal? Não, ela não foi pro lixo!!! Mas também eu não tinha como guardá-la então coloquei na calçada de casa e alguém levou. O mesmo aconteceu com o globo que fiz pra feira de ciencias da Lu e mostrei aqui.

Outra coisa que a-d-o-r-o são cartões artesanais. Então, próximo post: cartões artesanais. Espero vocês neste mesmo bat-local. Bat-horário? No fim de semana, eu espero!

Boa noite e que alegria esteja com todos vocês.


Atualizando...
Voltei para retificar algumas informações: eu não pintei a minha árvore e sim a cobri com pedaços de papel de seda verde. E também quero dizer que quem fez os furos na árvore e também colocou as meinhas foi a Luana!! Ela ficou revoltadíssima quando leu o post e viu que eu não havia mencionado este detalhe. Segundo ela, eu estava dormindo quando ela fez isso. Juro que não me lembro.

Comentários

  1. OI minha amiga.
    Que idéia genial!! Adorei esta árvore. Hiper sustentável e digna de um verdadeiro espírito natalino.
    GDe abraço
    Fê.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, até o ano passado minha mãe fazia em forma de bolo inglês, então era esse o tamanho. Já minha sogra começou a fazer como cupcake, e este ano minha mãe vai fazer 500 em forminhas forneáveis, ou seja como cupcakes também. Vou pedir para ela tirar umas fotos quanto começar a fazer ai mostro no blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que ideia linda ...tudo reciclado..um show!

    bjos...

    ResponderExcluir
  4. adorei a arvore eu que fazia tanta arte de papel mache espero em breve retornar as minhas artes
    bjbj
    Monica

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas