Blogagem Coletiva: "Ética na Blogosfera"


Quando eu era criança ainda, minha mãe me disse uma frase muito conhecida: que a nossa liberdade termina quando começa o espaço de outra pessoa. Provavelmente por ter tido uma base familiar sólida, por crescer numa família numerosa, simples e carinhosa, onde também não faltavam os atritos entre irmãos, não vejo nenhum problema em entender, aceitar e praticar este ensinamento. Sou uma pessoa tranquila e pacífica e por isso tenho certa dificuldade em entender porque muitas pessoas têm uma certa necessidade de incomodar, uma ânsia por fazer críticas desnecessárias.

Mas vamos por partes. O assunto do post, a Blogagem Coletiva proposta pela Mari do blog Diário de uma mãe polvo! trata especificamente de blogs, blogueiros - mais precisamente de blogueiras, posts e seus comentários.

Meu blog, apesar de ser fundamentado na divulgação da consciência ambiental, fala de amenidades: publico coisas que faço, crio, vez ou outra divulgo e divago sobre algum texto mas, basicamente, é só um blog sobre artesanato. Por isso eu, particularmente, nunca tive grandes problemas, mas vejo com muita frequência, isto acontecer com blogs e blogueiras que acompanho, principalmente as que optam por fazer de seus blogs diários pessoais, se expondo e dando margens para receber críticas.

Vejam bem: não estou criticando nem a opção de ter um blog pessoal nem a crítica. Acho que as duas coisas são saudáveis. Ter um blog pessoal é um canal de comunicação com o mundo, uma forma da pessoa se expressar, expor seus pensamentos e eu, como leitora destes, vejo neles uma forma de aprender muita coisa. Quanto à crítica, quando feita de forma respeitosa, é também um meio de crescimento, tanto para quem faz quanto para quem a recebe.

Agora me respondam: por que uma pessoa acompanha um blog com o qual ela não concorda com as idéias, com o qual ela não tem empatia, cujo conteúdo ela considera o oposto de seus interesses??

É fato que as pessoas são diferentes, há quem sinta a necessidade de expor sua opinião através de comentários, então aí entra outro fundamento: o importante não é só o que se fala, mas como se fala. Expor sua opinião, contrária à do autor do post, mas de forma educada e humilde - afinal você está usando o espaço alheio - é uma atitude saudável e, como já disse, abre margem para o diálogo, a troca de idéias.

Agora fazer comentários anônimos, ocupar seu tempo criticando uma pessoa só porque ela pensa diferente de você, isso pra mim é atitude de pessoas covardes, que se acham donas da verdade mas bem no fundo sabem que não estão tão certas assim, são infelizes e, por isso, sentem necessidade de julgar desta forma. Percebem o círculo vicioso?

Falando de forma prática, o melhor a fazer para evitar tais chateações, é não permitir que seu blog receba comentários anônimos.

Além dos covardes anônimos, outro problema que ocorre na "blogosfera" (na boa, eu não gosto deste termo) é o plágio de textos e imagens. Ô gente infeliz e sem criatividade...

A Elaine Gapareto, blogueira expert em web design, generosamente compartilha dicas para administrar e configurar o blog. Veja aqui um texto muito interessante sobre plágio com dicas e truques para evitar o uso de suas imagens. Mas eu sugiro mesmo é que você explore o blog dela, o Um pouco de mim - que é um sonho de consumo de blog bem desenhado e organizado - e encontre você mesmo centenas de dicas incríveis.

Já disse uma vez que, se eu pudesse dar somente um conselho pras pessoas seria este: respeite as diferenças. É a base de TODOS os relacionamentos.

É isso que eu queria dizer, espero que tenho sido clara e, se quem está lendo este post está do lado negro da força, vá ser feliz que é muito mais legal!

 




Fica na tua 
que eu fico na minha!!*








*Sintam-se a vontade pra criticar este texto, especialmente esta montagem tosca do final :) Fiquei com preguiça de fazer algo mais trabalhoso. Mas critiquem com respeito, hein!

Bom dia e que a alegria esteja com todos vocês.

Após ler o post da Mari, voltei pra falar de mais um assunto: comentários com propaganda, links e o pra mim totalmente desagradável "me segue!". A criatura nem lê teu post ou só dá uma olhadinha, faz um comentariozinho vazio e diz "estou te seguindo, me segue também?"  Aff, precisa falar alguma coisa?

Comentários

  1. Sandra, bom dia
    Antes de mais nada, e começando pelo fim, agradeço imensamente as palavras extremamente gentis sobre meu blog; fiquei até envaidecida...

    Em relação ao tema da blogagem, se tivesse sabido dela antes eu até gostaria de participar pois este é um assunto que precisa ser falado.
    Como você disse, não entendo e não aceito comentários agressivos. Não gostou? O x no canto direito da página é serventia da casa, basta ir embora e jamais voltar. Mas não... tem gente que faz questão de ser desagradável, de irritar e de magoar.Tem gente que não segue, e sim persegue.

    Muito boa sua reflexão sobre o tema. E muito obrigada por linkar meus posts. Vou divulgar este link no facebook, tá?
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sandra, acho que é a primeira vez que venho ao teu blog pra comentar. Me encantei, não apenas com o teu jeito simples e tranqüilo de dizer o que pensa, mas também com os demais posts.

    Espero que a gente se cruze em outras blogagens e grupos de debate pelas redes.

    Falaste tudo: fica na tua, fico na minha e fica tudo bem.

    Beijo! Linda semana!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  3. Querida, participação perfeita! Sabe que sempre me pegunto o mesmo!?

    "por que uma pessoa acompanha um blog com o qual ela não concorda com as idéias, com o qual ela não tem empatia, cujo conteúdo ela considera o oposto de seus interesses?"

    No mínimo é muita falta do que fazer! Falta de caráter! Falta de amor!

    O povo tem que entender que internet não é terra de ninguém , assim como na vida, ética e respeito é bom e nós exigimos!

    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Li agora a pouco uma frase do Paulo Coelho que achei muito apropriada:

    "Não dê a ninguém o poder de de deixar pra baixo. Pessoas que odeiam são perdedores fingindo serem ganhadores".

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, cheguei aqui pelo blog da Lu Klein, e amei. Parabéns pelo blog e pelo bom gosto. Achei muito interessante essa postagem. Eu gosto de artesanato e na net, a gente encontra muitas ideias pra se inspirar e se a pessoa ensina como fazer não vejo problema em reproduzir. Mas, ir no blog alheio pra criticar é o fim da picada. É pura falta de louça ou fralda pra lavar. E gente assim tem bastante, mas, fazer o que? Aproveitamos o que não presta e o resto ignoramos.
    BEijos mil
    Se tiver tempo me visita.
    Paula
    www.manfarita.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas