Descobrindo o cupuaçu

Esta semana um amigo do trabalho me mostrou uns frutos que tinha trazido do Tocantins pra outro amigo nosso. Era cupuaçu e eu só conhecia de nome. Eu olhei, apalpei, cheirei e disse que quando eu fosse pro Tocantins eu iria experimentar. Juro que não pedi mas no dia seguinte ele trouxe um pra mim também =)

Pois bem, ele me passou algumas instruções sobre como tirar a polpa, disse que a semente era amarga. À noite, em casa, marido estava na faculdade, chamei as crianças pra um grande momento de conhecimento cultural e gastronômico: vamos abrir o cupuaçu! Câmera na mão, mesa posta... mas eu não me lembro de meu amigo ter dito que a casca era tão dura assim! Eu, na minha ingenuidade e ignorância em frutos amazônicos, peguei a faquinha de frutas, aquela que usamos pra partir maçã e pera... (não riam). Não deu, então peguei a faca maior, aquela que usamos para cortar carne, também não deu. Então eu resolvi pesquisar no Google, como eu até brinquei que faria e descobri que a casca dele é dura como coco seco. Então mudei a estratégia, peguei uma faca gigante (que eu me esqueci o nome) e um martelo, fui pro chão da cozinha, disse pras crianças se afastarem e consegui abrir o tal do cupuaçu.


Aberto o fruto, o resto foi fácil. Retirei a polpa da semente com uma tesoura afiada. Pra ser sincera eu não gostei da fruta in natura, acho que por causa da textura mole e pegajosa. Mas também sei que isso é puro preconceito. Até comentei que lembrava banana. Agora o suco geladinho... muito muito muito bom meeeeeesmo. Delicioso. Não sei descrevê-lo ao certo mas me arrisco a dizer que se assemelha um pouco com caju.



sementes já sem a polpa


Polpa sem semente

Congelei a polpa restante e deu pra fazer mais dois litros de suco.

Agora olha esta casca aí, dá ou não dá pra fazer uma arte com ela?



E você, já experimentou cupuaçu?

Comentários

  1. HAU HAU HAU HAU HAU HAU E HAU.
    Menina já são quase meia noite(agora)e estou eu vendo meus blogs favoritos e quando li o que se passou com o coitado do cupuaçu,ri tanto.Sim eu já experimentei este fruto,um casal veio lá daquelas bandas e trouxe, fiquei feito você,olhando sem entender,pensei mesmo em jogar no lixo quando eles voltassem para a terra deles mas então eles fizeram um pavê de cupuaçu,nossa amiga...é uma delícia e se você ainda tiver em sua geladeira, a receita é de um pavê simples e ai você acrescenta o cupuaçu no leite condensado.Você NUNCA mais vai esquecer do sabor maravilhoso. ;0)

    ResponderExcluir
  2. Olá! Fiquei feliz com a maneira como encaraste o 'novo' rs
    chamando os filhos para interagir e descobrir, muito legal!

    Eu sou aqui do norte, a polpa realmente, por aqui, ninguém come. Por ser muito ácida, fazemos o suco, o creme, o sorvete...

    Ri demais do teu relato, bjs

    ResponderExcluir
  3. Meus avós moram em São Luis -MA e foi lá que conheci esta fruta maravilhsa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. San,

    Nunca vi Cupuaçu pessoalmente. Muito interessante aprender um pouco mais sobre esse fruto tão brasileiro.

    Obrigada pela visita e comentário tão construtivo.
    Não abandone o hábito de ler. Continue tentando. Quando parei, foi complicado recomeçar, mas depois disso, não aguento ficar muito tempo sem ler.

    Obrigada pelo carinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkk,que trabalhão,eu nunca consegui abrir um coco,toda vez que comprava ou ganhava,ficava la no cantinho até alguém abrir,eu bem que tentava,jogava no chão pisava...kkkk,mas....
    Cupuaçu,eu so conheço de sucos e picolé,tem um gostinho diferente,e gostoso,mas diferente....imagino o que você fara da casca,volto pra ver..
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  6. oi Sandra
    adoro cupuaçu
    conheci através da miha tia que mora em Manaus
    ela sempre quando vai prara o sul leva em polpas pra gente - e haja sorvete , suco ...
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra!
    Primeiro deixa eu responder o que vc me perguntou. Meu cantinho craft é na lavanderia sim, tenho uma mesa tipo escrivaninha, e vou colocar um armário de 3 portas aéreo pq pega muita poeira por ser na área externa da casa. No seu caso de ap, funciona muito bem as prateleiras. Gostei da sua ideia e vc aproveitará o cantinho muito bem.
    Agora que dureza para abrir esse cupuaçu!!!rs
    Eu nunca comi a fruta in natura, só em doces, e uso a essência para perfumar a minha casa:)
    Olhando a csca, me lembrei do ocorrido aqui em casa com um ovo de avestruz que meu marido ganhou rs.
    Tem que abrir com furadeira, acredita?
    Se vc conseguir unir as duas partes novamente depois de bem limpinhas pode usar como um objeto decorativo. O meu ovo de avestruz usei massa para cobrir o furo e fiz uma textura:)
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Sempre ouço falar mas nunca experimentei cupuaçu.

    Bejinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Sempre ouço falar mas nunca experimentei cupuaçu.

    Bejinhos
    Ana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas