Tutorial Saia (Cosplay Okumura Rin Female)

Beleza?
Bom, hoje vou fazer um tutorial da saia do meu cosplay. Mas, não precisa ser necessariamente usada só para esse fim, né?
Vamos começar?

Pra começar quero dizer que o tecido que eu estou usando é o brim. E eu não fiz o molde, só marquei antes de começar as medidas e as formas em um bloquinho e fui desenhando direto no tecido.

As partes:

Eu fiz a saia um pouco diferente da foto ( que eu mostrei neste post aqui) já que a minha eu dividi em 3 partes principais: a cintura, a primeira parte da saia e a segunda na qual tem as pregas.

Para a parte de cintura, depende da grossura do seu cinto (ou se você não quiser usar com cinto, a decisão é livre). No meu caso, eu fiz de 8 cm. Você deve cortar duas vezes o tamanho que você decidiu, mais uns 3 cm pra costura.

Para a primeira parte da saia, deve-se ter em mente as proporções. Corte-a inclinada dos lados verticais, as medidas é de cada um. E não se esqueça de deixar uma borda para a costura.

Para a segunda parte da saia, você tem que cortar o topo, que vai ser costurada na primeira parte, BEM maior, por causa das pregas, porém depende do tamanho das pregas que você quer fazer. Os lados verticais também dever ser inclinados
Eu fiz, mais ou menos as pregas para ter certeza que ia dar certo o tamanho quando eu for costurar.


E por último vamos cortar o que vai deixar o cinto no lugar. Lembre-se de cortar uns 2 cm a mais do que a parte da cintura para fazer o acabamento e costurar tudo no lugar depois. Decida a largura que você quer, corte o dobro e mais um pouco.
Aí estão (fiz 5 mas você pode fazer mais, ou menos) onde estão os alfinetes eu costurei.

Depois de costurado, eu passei onde devia fazer as próximas costuras para ficar mais fácil:




Entendido?
O.k., agora para a parte da cintura:


Costure direito com direito.


Vire para o direito depois de costurado


Passe, com a costura virada para o lado de dentro



Para a segunda parte da saia:
Faça uma bainha na parte de baixo (que a diagonal está maior)



Agora vamos fazer as pregas:
As que eu fiz são assim:

(Fiz no papel para ficar mais fácil de visualizar)





Depois de toda a parte de baixo da saia estar com as pregas, una com a parte de cima (parte maior da primeira parte da saia com a parte menor da segunda parte da saia) direito com direito:

Agora nós vamos unir a saia com a cintura:

Faça o seguinte: junte direito com direito, posicione as faixas já costuradas do primeiro passo por dentro das duas partes, fixe com alfinetes e costure tudo.

Junte os dois lados, mas não tudo. Só a segunda parte da saia e um pouco da primeira, no resto da primeira parte da saia e na cintura faça um acabamento e coloque botões, velcro, ganchinhos, ou qualquer coisa da sua preferencia.



 Costure um tecido por baixo:


E por fim costure a outra ponta das "faixas" para segurar o cinto (essa jocinha tem nome? O.o)

E PRONTO!




Obrigada, beijos!




Comentários

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas