Frase de Picasso

Há cerca de um ano tenho passado por um processo estranho de bloqueio criativo:
- Tenho vontade de fazer algumas coisas mas não faço;
- Vejo alguma ideia inspiradora, penso em recriá-la mas fico só na vontade;
- Me questiono "pra que fazer?" "onde vou colocar?" "vou presentear alguém?" "vou vender?"

Além do fato de sempre arrumar uma desculpa como falta de tempo, espaço, material, etc.

Como eu parto do princípio de que eu não preciso criar, eu crio se eu quero e quando eu quero, fui levando, "deixando como está pra ver como fica".

Segui neste marasmo até que, esta semana, li a seguinte frase:

“Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso fazer é garantir que ela me encontre trabalhando.
- Pablo Picasso

(Sim, sou dessas que se impressiona com frases.)
Sabe tapa na cara? Foi essa a sensação que eu tive. Cheguei a levar um susto.

Porque criar não tem que ter lógica, não tem que ter regras ou objetivo definido. Não pretendo fazer um compêndio de arte, apenas expressar o que sinto e lembrar o motivo pelo qual eu crio: apenas pela necessidade de criar.

Este foi o insight que me fez acordar e voltar a colocar a mão na massa, o que, para mim, é libertador.

“O maior inimigo da criatividade é o bom senso.” 

 “Não, a pintura não é feita para decorar apartamentos. É um instrumento de guerra ofensivo e defensivo contra o inimigo.” fonte

- Pablo Ruiz Picasso: poeta e autor dramático espanhol.

Agora eu posso ver isso claramente, Pablo, obrigada.

Isso leva ao assunto do próximo post... aguarde =]



San

Comentários

Postagens mais visitadas