1 Projeto por Mês 2016 - Livreiro infantil

Antes de começar, quero pedir desculpas a Marcia e aos participantes de 1 Projeto por Mês por minha falta no mês passado. Me enrolei e não achei legal fazer o post atrasado e na correria. Volto este mês e vou conhecer os trabalhos de todos os participantes, deste e do mês passado.

Meu filho tem muitos livros, desde bem pequeno. Contei sobre o início do nosso roteiro para dormir que seguimos até hoje no post Apresento-lhes os B e o X há 5 anos atrás... como o tempo passa!! 

Assim como os brinquedos, ao menos uma vez ao ano nós fazemos uma varredura nos livros para identificar os que ele não tem mais interesse, para entar doarmos para outras crianças. Ainda assim, Lucas já tem sua própria biblioteca, assim como a Luana, o que me enche de orgulho.

Tenho que confessar que criar e incentivar o gosto pela leitura não é uma tarefa fácil, especialmente hoje em dia, com a concorrência "desleal" dos eletrônicos: computador, celular, tablet, games. Tudo muito fácil, à mão, dinâmico. Além de ler para a criança e incentivá-la a ler também, acredito que o exemplo é fundamental: ver os pais, a família lendo nos momentos de lazer motiva as crianças a copiar o gesto.

Lucas numa noite de insônia

A fim de valorizar os livros do Lucas e deixá-los expostos e acessíveis, meu marido e eu projetamos e fizemos dois livreiros.

Livros em caixas e o início do projeto

Embora o termo "livreiro" seja usado em anúncios de móveis, não sei se este termo é correto para se referir às estantes para livros. Me corrijam se eu estiver errada mas, até onde sei, este termo se refere ao vendedor de livros, como em "O Livreiro de Cabul". Mas acho a palavra tão bonita que me permiti a licença poética de chamar as estantes de livros de livreiros.

Ao fazermos estas estantes, descobri uma técnica de pintura muito interessante e econômica. Ao invés de usarmos MDF branco, compramos MDF cru e pintamos com esmalte fosco a base de água. Nada daquela sujeira e odor do velho esmalte sintético. Lixei a peça e passei duas demãos do esmalte com um rolo de espuma. O resultado é excelente e se assemelha muito ao MDF branco.



Fizemos dois livreiros de parede. Um para colocar os livros com as lombadas aparentes e outro para expor a capa dos livros. O espaço disponível para colocá-os era ao lado da porta então tinha que ser pouco profundo. Medi os livros e fizemos a estante sob medida.

Lembram do minibar de parede? Foi no dia em que saímos em busca do tecido ideal para o fundo do bar que procurei também um tecido para o fundo dos livreiros. Buscava algo como uma estampa de jornal mas quando vi os do Snoopy, mudei os planos. Difícil foi escolher a estampa.


Escolhemos uma estampa com poucas cores para contrastar com o colorido dos livros.


Optei por colar o tecido no MDF de fundo antes de montar as peças, o que achei uma vantagem pois fazer acabamento do tecido nos cantos dá um certo trabalho. A dica é cortar o tecido um pouco maior do que o fundo mas menor que a madeira. Assim o acabamento ficar perfeito por dentro e por fora.

Colei o tecido no MDF com cola branca e , para experimentar, usei termolina leitosa para selar o tecido, mas ainda prefiro verniz fosco, o acabamento é melhor.


A frente do armário superior foi pintada com tinta acrílica fosca vermelha e verniz fosco.



Lucas desfrutando de seus livros, na companhia da Mônica.

Para este post não ficar muito extenso, vou dividí-lo em dois. No próximo post compartilho com vocês as dimensões dos livreiros e mais alguns detalhes.

oOo

Este post participa do 1 Projeto por Mês, idealizado pela Marcia do blog Poções de Arte.

Para saber mais sobre este projeto, clica nos links abaixo para conhecer o trabalho de cada um dos participantes.
Meninas, me esperem que eu chego em cada um dos blogs!

Poções de Arte






  • Andreza com Caixa de Orações com apliques de feltro;
  • Licia com Babadores para o meu bebê;
  • Alê com Barradinhos;
  • Chris com Pano de Prato Pinguim;
  • Sandra com Lendo a Bíblia Sagrada;
  • Solzinha com Jogo de banheiro Primavera;
  • Tiane com Chá com requeijão;
  • Eli com Incrível parede de tijolinhos com placas de isopor!;
  • Ana com Alguns Projetinhos;
  • Jussara com Restaurando Bonecas;
  • Zizi com Brincos Artesanais;
  • Maria Teresa com Vamos trabalhar?;
  • Lucia com Presentinhos para as mães;
  • Lilian com Short com barra de crochê;
  • Cris com Material impresso e mais;
  • Gabriela com Caixa de bijouterias restaurada;
  • Jô com Artesanato;
  • Adelaide com Sapatinhos de crochê para meninas.
  • (lista de participantes em atualização)
    oOo

    Que a alegria esteja com todos vocês.



    Comentários

    1. Oi San,que maravilha que ficou a sua estante de livros,amei! Estou precisando de uma assim para organizar os meus livros.Parabéns pelo projeto.Bjss.

      ResponderExcluir
    2. Olá Sandra (minha xará), amei seu projeto, ainda não tenho filhos, mas já me vejo lendo para eles e incentivando a leitura nos meus pequenos... Já faço isso com meus sobrinhos e já tenho uma pequena coleção de livrinhos aguardando meu herdeiro chegar? Já levei seu link e se quiser me visitar, também estou participando do projeto esse mês. Um xeru!

      Sandra
      http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    3. Oi Sandra! Que luxo de projeto! Deu uma valorizada e tanto a escolha do tecido com estampa de quadrinhos, tudo a ver com a temática do projeto. Parabéns para o casal design. Acertaram em cheio. Um beijo grande e um bom domingo. Gabriela Barreto

      ResponderExcluir
    4. Bom dia, Sandra!
      Concordo quando diz que a concorrência dos eletrônicos com os livros é desleal, mas também acredito que o exemplo fala muito mais e como seu mocinho aprendeu o gosto pela leitura desde cedo, acredito que não o perderá. Foi assim comigo e até hoje não troco o peso dos livros na mochila pelo e-book rs.
      Que projeto maravilhoso! Adorei a organização, o colorido e os tecidos... O do Snoopy é lindo e ficou muito bom no seu projeto. Agora... vi um de Garfield lá que a-pai-xo-nei!
      A foto com a Mônica aguardando uma leitura tá linda rs. Lambeijos pra ela.
      Obrigada por participar novamente, não importa se não consegue num mês, o importante é sempre estar em movimento. Atualizando agora.
      Abração esmagador e feliz semana.

      ResponderExcluir
    5. Sandra, meu coração se enche de alegria quando vejo crianças lendo, os papais e mamães incentivando esse hábito lindo e maravilhoso, me emociona, pois, para mim, a leitura é algo natural, como respirar sabe?
      O meu consumismo baseia-se exclusivamente em livros, tenho mais livros do que consigo ler, mas, ainda sim, amooooo tudo o que envolve a leitura!
      Fico apavorada com a forma que os nossos jovens se comunicam, falam e escrevem de forma assustadora, e isso é falta de leitura mesmo!
      Eles não sabem o que estão perdendo né?
      Lindo o seu projeto, não apenas pelo livreiro, e sim, pelo incentivo aos seus filhos!
      Levei o seu link!

      Beijos,
      Andreza Silva Souza
      www.detalheseartes.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    6. Que projeto lindo, Sandra, amei!
      O fundo em tecido ficou maravilhoso...
      Parabéns por se preocupar com o canto de leitura, estimula a criança a ler.
      Feliz semana, abraços carinhosos
      Maria Teresa

      ResponderExcluir
    7. Ah... Sandra fico muito feliz quando vejo criancas sendo motivadas para a leitura. Amoooo!!! Meu pai sempre lia a noite para os filhos antes de dormir e todos sao bons leitores. E passamos para os filhos tbm.
      Agora, o livreiro ficou incrivel, os tecidos, as cores usadas... Perfeito o seu projeto.
      Atrasada na visita, mas levando o seu link. bjs

      ResponderExcluir
    8. Ah... Sandra fico muito feliz quando vejo criancas sendo motivadas para a leitura. Amoooo!!! Meu pai sempre lia a noite para os filhos antes de dormir e todos sao bons leitores. E passamos para os filhos tbm.
      Agora, o livreiro ficou incrivel, os tecidos, as cores usadas... Perfeito o seu projeto.
      Atrasada na visita, mas levando o seu link. bjs

      ResponderExcluir
    9. Que legal seu projeto,lindo mesmo e que fofurice essas opções de tecidos. E o mais importante é o incentivo a esse universo mágico dos livros!
      Beijos!

      ResponderExcluir
    10. Sandra que legal!
      O príncipe deve ter adorado ter todos os seus livros a mão e organizados. Por aqui, ainda não providenciei nada para organizar os livros da Isabella. rsrs
      Atualizando com o seu link!
      Bela semana! Bjim

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

    Postagens mais visitadas