Bolo de Chocolate da Monika

Há muito tempo, coisa de uns dez anos atrás, uma amiga chegou no trabalho, vinda de outra cidade, com dois bolos de chocolate com cobertura, que ela mesma havia feito. Achei isso uma demonstração de carinho tão grande que eu nunca esqueci. Se, naquela época, eu tivesse meu pote de bençãos, certamente essa história seria colocada lá.

Além de todo o carinho, o bolo estava delicioso! Ela me deu a receita, muito fácil, escrita à mão e eu a colei no meu caderno de receitas vintage. Sim, meu caderno de receitas tem mais de vinte anos!

Vamos à receita?

Bolo de Chocolate da Monika


Bolo de Chocolate da Monika



Bata no liquidificador:
- 4 ovos;
- 3/4 de xícara de óleo (usei azeite);
- 1 xícara de água morna;
- 2 xícaras de açúcar (usei 1 e 1/2);
- 1 xícara de chocolate em pó
- 2 xícaras de farinha de trigo (use 1 e 1/2 de trigo e 1/2 de aveia)
- 1 colher de sopa de fermento químico.

Coloque a massa em forma untada e enfarinhada (usei chocolate em pó) e leve ao fogo preaquecido até que, esfiando um palitinho ou uma faca, esta saia limpa.

Enquanto o bolo assa, coloque numa panelinha ou canecão os ingredientes da cobertura:
- 1/2 xícara de Nescau;
- 1 xícara de açúcar;
- 3 colheres de sopa de leite;
- 3 colheres de sopa de manteiga.

Assim que retirar o bolo do forno, leve os ingredientes da cobertura ao fogo baixo, misturando sempre, Quando começar a ferver, deixe no fogo por mais 2 minutos. Deixe esfriar alguns minutos e despeje sobre o bolo.


Fica muito bom!!

Vamos fazer para o lanche da tarde ou para o café da manhã?

Bolo saindo do forno...

Pronto para receber a cobertura

Este bolo da foto eu fiz com meu filho Lucas assim que cheguei do trabalho. As crianças adoram ajudar na cozinha. Incentivo este hábito nos meus filhos desde pequenos. A Luana brincava de ter restaurante quando tinha uns 8 ou 9 anos e atualmente ela planeja fazer dessa paixão a sua profissão!

Luquinhas preparando o bolo

Caderno de receitas costurado por minha mãe e bordado por mim.

A receita original da Monika e me perdoe pelo erro na grafia de seu nome

Obrigada pelo carinho, obrigada pela receita, Monika, e que a alegria esteja com todos vocês.


Quando você fizer a receita, mostra pra gente no Facebook ou no Instagram. Vou adorar!


San

Comentários

  1. Oi San! Esses momentos na cozinha com filhos são muito bacanas, tive raros, filho não gostava muito, hoje já adulto se arrisca muito mais e faz coisas bem gostosas.
    Ficou bem fofo o bolo da Monika, bolo de chocolate é um clássico!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nunca consegui que meu filho fizesse alguma coisa na cozinha. Nem com artes. A gente pensa que vai fazer um monte de coisas com os filhos e aí aparece um que não gosta de nada! Hahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas