A Maravilhosa Parede de Livros, enfim

Com este título nada modesto inicio o post de hoje. Tem aquele lance de vender o seu peixe, de se valorizar para ser valorizado mas nem é isso. É que nossa parede/biblioteca ficou muito linda mesmo!!


Começou assim, há dois anos: na mudança, trouxe meus livros e os deixei no chão empilhados num nicho no final do corredor, este mesmo onde fizemos as estantes. Uma estante de livros, apesar de importante e muito desejada, era um dos últimos itens em ordem de prioridade de nosso apartamento quase sem mobílias.

Quando meu marido foi comprar MDF para a cama da Luana - projetada por ela mesma - o rapaz da marcenaria cortou muitas madeiras erradas, meu marido havia pedido MDF laminado e ele cortou em MDF cru. Como os cortes não tinham serventia, ele deu as peças para trazermos para casa. Com os cortes pequenos, fizemos o minibar de parede, lembra?

Os pedaços maiores, de várias larguras e comprimentos, ficaram, à princípio, no corredor. Pensa na chateação: feio, perigoso e de difícil limpeza. Este probleminha foi resolvido algumas semanas depois: meu marido mandou uma foto da estante improvisada que ele havia feito com as madeiras. A estante estava pronta e já com os livros.

A estante improvisada, montada e arrumada por meu marido <3

Tendo feito a maioria dos móveis (eu disse a maioria, ainda faltam vários itens), meu marido vinha, nas últimas semanas, implicando com a estante, pois ela - improvada, lembre-se - estava inclinada para o lado, parecendo a Torre de Pisa. Mas a nossa "estante de Pisa" não tinha a segurança da famosa torre e meu marido estava decidido a fazer a nova estante o quanto antes.

Depois da pressãozinha básica, lá vou eu pensar no projeto da estante. Eu queria mesmo era comprar uma estante tipo armário, robusta, com portas de vidro, para manter os livros expostos mas protegidos da poeira. Maaassss, não tinha como ter um móvel desses pois, a lateral dos nichos tem tamanhos diferentes e, o lado menor, tem somente 15 cm de profundidade.

No ano passado, eu acho, abandonei por um tempo a ideia deste móvel quando conheci na Etna a Estante Positiva II.
Sabe aquelas paixões arrebatadoras? Pois então, foi o que eu senti por essa peça de design. Passei alguns dias pensando nela e então, para minha tristeza e frustração, descobri que  ela estava fora de linha.

Fiquei tão chateada que não quis pensar mais no assunto estante de livros por um tempo.

Voltando ao projeto da estante, a diferença de profundidade era um problema. Fiz uns esboços, meu marido não gostou, ele fez outros depois achou que ficaria muito caro e então ele fez um último projeto, já imprimiu as medidas para levar na marcenaria e me mostrou. Confesso que àquela altura eu já estava impaciente e não dei muito atenção ao projeto dele.

Mulher bule*, de novo!

Madeiras compradas, só então vi as possibilidades. Calculei  altura das prateleiras e a posição de cada estante de acordo com o tamanho dos meus livros e também da limitação da altura da parede: não podia furar abaixo de 70cm pois, do outro lado da parede fica o lavado das crianças e passam canos por lá.

Estantes em fase de montagem, a imaginação começou a fervilhar: vou fazer pátina de madeira nas estantes... vou pintar o fundo delas de preto... e se eu pintar também a parede?

Foi então que eu fiz a enquete na página do blog no Facebook e também no Instagram.

Simulações de pintura feitas com app da Coral

Estava em dúvida entre verde e cinza bem escuro. Luana sugeriu vermelho e também azul. As opiniões foram bem diversas e eu escolhi verde, minha cor favorita. (Eu já te contei que, quando vou comprar tinta de artesanato, só enxergo os verdes?). Quando fui na loja para escolher o tom ideal eu ainda estava em dúvida quanto à cor pois todas ficaram bonitas na simulação mas, quando vi a cartela com centenas de tons de verde, já escolhi esta cor porque eu ia ficar 3 vezes mais confusa e indecisa se fosse olhar as outras cores também. As marcas disponíveis de tinta para mistura eram Coral, Suvinil e Sherwin-Williams. Considero as três marcas boas e escolhi a última pelo preço, por ser lavável e pelo preço também =)

A cor escolhida foi Lucky Green (código SW 6926). Até o nome dela é lindo: verde da sorte.

Paredes pintadas, estantes tingidas, ganhei de choro mais uma estantezinha feita com pedaços pequenos da estante anterior. Meu marido não gostou muito não pois ela ficou diferente, sem fundo e desalinhada em relação às demais estantes. Mas como reclama!! rsrs

Falando sério, ficou muito interessante a brincadeira de diversas profundidades e alturas das prateleiras. Quando à estante "diferentona", ela vai ganhar pequenos quadros ao seu redor para dar mais equilíbrio.

Quer ver os detalhes da nossa parede e, de quebra, meus livros e alguns DVDs?

A lateral esquerda da parede com apenas 15cm de profundidade

A lateral direita, com quase de 35cm de profundidade

De baixo para cima, da esquerda para a direita, a primeira coluna de estantes (com exceção da "diferentona", tem 15cm de profundidade, a do meio, 20cm e a da direita, 30cm.


O cobogó aparador de livros veio da estante da sala

A "diferentona". Diferentinha, na verdade rs

Sí, me gusta mucho incienso


As prateleiras da direita foram reservadas para os livros maiores e revistas.

Um view da parte inferior da parede.

O espaço acima foi preenchido com dois porta-cds de chão (aqueles que aparecem na foto da estante improvisada; eles ganharam pezinhos de metal) e mais um banquinho com livros e CDs para serem catalogados e vendidos no meu bazar virtual. 

Bazar Cultural & Colecionismo



oOo

* Mulher bule: a explicação está lá no post do Minibar de Parede rsrs

oOo

Espero que  tenham gostado do projeto. Um grande abraço e que a alegria esteja com todos vocês.


San

Comentários

  1. Demorou, mas ficou muito bacana, diferentona e única!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Esses aplicativos são maravilhosos! Já falei pra marido baixar no iPad dele, pra gente ter uma ideia rsrsrs.
    Gostei da organização e já fiquei de "zóio" nos livros rsrs. Que delícia ter um cantinho assim!

    Abraços e feliz dia.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Realmente ficou Maravilhosa sua Parede Livros!
    Que lindo de se vê! Amei, que criatividade!
    Parabéns!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas