7 anos de blog (um pouco e muito de mim)

Hoje, 5 de abril de 2017, o Luka Luluka completa 7 anos de vida. Sete anos! Não vou escrever frases clichês como "parece que foi ontem" ou "tanta coisa aconteceu". Ao invés disso, vou compartilhar os motivos que me fizeram criar o blog e porque ele como é.


No século passado (noooossa!), em 1998, quando meu marido e eu nos preparávamos para irmos viver no Japão por tempo indeterminado, eu travava uma batalha interior de ansiedade e medo, tinha pesadelos, pensava em escrever futuramente um livro intitulado

"Como Não Enlouquecer no Japão" e, por fim, sabia que o Japão não poderia ser pior que meus pesadelos.

Eu estava muito enganada, é claro. A experiência foi sensacional. Dia a dia aprendendo, superando obstáculos, nos enriquecendo com cultura, costumes e descobertas num país onde as coisas funcionam e as pessoas se respeitam é uma vivência impagável e indescritível.

Naquela época não existia smartphone, não tínhamos acesso à internet, nosso meio de transporte era a bicicleta e nossos meios de comunicação com o mundo eram o telefone e as cartas. Poxa, como eu gostava.

Como vocês podem imaginar, não senti a necessidade de escrever um livro falando das coisas horríveis que eu imaginava vivenciar, embora as aventuras e as histórias hilárias pudessem ter rendido umas boas crônicas.

11 anos depois, em 2009, por causa de meu trabalho, nos mudamos  do interior de São Paulo para Brasília. Nos meses que se seguiram, de adaptação, mudanças e a distância de nossas famílias e amigos, meu lado crafter-fazedora-de-presentes-manuais-pra-todo-mundo aflorou e, como efeito colateral, surgiu o blog. Neste guest post do Sobre Livros e Traduções, além da minha paixão por livros e o mundo craft, falo um pouco desse momento:


Não me lembro mesmo de fazer linha de produção de presentes depois do blog mas vivo fazendo arte aqui pra casa. No nosso apartamento, para onde nos mudamos há 2 anos, consegui um micro espaço para meu atelier na lavanderia, onde exercito o prazer da criatividade. Grande parte do tempo a mesa de trabalho é um caos, com muitas peças em execução e esta é uma característica minha: eu faço muitas coisas ao mesmo tempo.

Lembro com muito carinho de cada um dos posts. Olhando as fotos dos posts ao longo dos anos, vejo que elas evoluíram muito em termos de qualidade e técnica. Em 2014 comprei um Galaxy S4 Zoom que foi um divisor de águas em minhas fotos. Pouco conhecido, as pessoas sempre me perguntavam "isso é um celular ou uma câmera?". Só troquei o tijolão por um iPhone no ano passado porque ganhei de presente e porque a Mônica, a "cã", destruiu meu S4 Zoom logo em seguida, quando saímos por uma hora e a deixamos dentro de casa. Sim, ela fez isso. Tenho consciência de que minhas fotos são amadoras e, confesso, não tenho interesse nem vontade de me especializar tanto. Há alguns meses meu marido comprou uma câmera semi-profissional mas não senti ainda vontade de usá-la. Gosto do feeling, de fotografar com prazer e não com técnica. Tudo isso para dizer que as primeiras fotos eram realmente pedantes mas, ainda assim, sinto ternura por elas, como por desenhos de criança.

O Luka Luluka é muito parecido comigo: tem altos e baixos, tempos de alta e outros de baixa produtividade, é introspectivo, tem poucos amigos e somente quem conhece sabe que, no fundo, há muita alegria, criatividade e amor escondido nele.

O que o futuro reserva para o blog? Amo escrever e amo compartilhar ideias. O espaço que o blog alcançou já é dele e quem sabe ele evolua e/ou convirja para novos rumos, assim como eu? A incerteza do futuro e a confiança de que ele é uma tela em branco e cabe a nós pintá-lo é a a graça da vida.

Do mesmo post do SLET, citado acima, um pouco de mim:



















Também não vou falar em clichês como "sorteiro de aniversário" rsrs embora a ideia não seja nada má, não é mesmo? #suspense

Para você que está chegando no blog agora, para você que me conhece desde 2010, para as blogueiras que ainda blogam e para as que não blogam mais. Muito obrigada pela companhia, pelo carinho e por compartilhar comigo esta jornada. Abraços e que a alegria esteja com todos vocês.

San <3

Comentários

  1. Nossa como o tempo voa...lendo seu post bateu uma saudade do meu blog abandonado :( .
    Mesmo nao comentando sempre estou aki dando uma espiadinha...
    E que venha mais 7 anos d entrega pra nós...
    Bjinhos e até mais.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, San! Quantas memórias bacanas, que venham mais anos preenchidos com prazer de fazer o que gosta!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas