A louca dos probióticos

Nesta semana iniciei mais uma aventura nesta minha busca pelo conhecimento de alimentos vivos: probióticos e fermentos naturais.

(Nada a ver com o assunto mas, enquanto escrevo, assisto um episódio do Decora, no GNT, em que o Maurício Arruda decora, obviamente, um espaço no estilo boho. É muito minha cara isso).

Minha jornada começou há dois anos e de lá pra cá já experimentei muita coisa: kefir, tibico, levain, kombucha, jun. Com maior ou menor dificuldade, todos deram certo. Depois de um tempo enjoei de alguns e o armazenamento e recuperação já não foram tão bem sucedidos assim. Vou fazer posts individuais para cada assunto, como fiz para o fermento do pão de Cristo,

O assunto de hoje é sobre a minha mais exagerada empreitada. Eu estava à procura de novos grãos de kefir de leite e kefir de água, este último também chamado de tibico. Uma coisa  interessante nos probióticos é que a maioria deles não pode ser industrializada então eles vão sendo compartilhados entre vizinhos e amigos. Existem grupos de doação nas redes sociais também.

(Pausa para mandar uma mensagem para minha filha para convidá-la para fazermos "torta regina" que é feita de carolinas, caramelo e chantilly. Agora estou assistindo  Que Seja Doce).

Meus primeiros probióticos eu consegui através de doação mas confesso que não me sinto nada confortável pedindo coisas para pessoas desconhecidas e indo até a casa delas para buscar. Então procurei comprar novos grãos de kefir no Mercado Livre mas, infelizmente, duas vezes a compra foi cancelada pelo vendedor pois o tempo de envio poderia estragar os grãos.

Na busca por um novo vendedor, encontrei um anúncio de iogurtes infinitos muito atraente. O vendedor oferecia não um nem dois mas dez iogurtes infinitos diferentes. Uau! Nunca experimentei nenhum deles mas li que cada um tem característica, sabor, e origem diferente e eu estou louca para conhecê-los.

No próximo post vamos começar a trabalhar com os iogurtes infinidos.
Se você tem alguma dúvida, dica ou qualquer comentário sobre o assunto, comenta que eu vou adorar saber.

Em tempo, consegui um vendedor de kefir de leite e água e estou aguardando o envio.

Sandra

Comentários

Postagens mais visitadas