Iogurtes infinitos - dia 4

Nada como um dia após o outro para colocarmos as coisas em ordem e deixarmos o tempo fazer seu trabalho.

Ontem fiz a segunda fase em 7 dos 11 iogurtes, que consistia em:
- espremer, retirar e descartar a gaze;
-  misturar bem;
-  separar uma colher de sopa de iogurte e misturar com 100 ml de leite para produzir mais iogurte;
- armazenar o restante em potes e colocar na geladeira para serem consumidos em até 2 dias.

Os quatro iogurtes restantes, entre eles o kosher, ainda não estavam no ponto então deixe-os maturando um dia a mais.

A cada iogurte que preparado, é preciso usar uma colher diferente e eu experimentei cada um para ter ideia do sabor. Há diferença de consistência e sabor em cada um. No geral alguns são mais suaves e outros mais ácidos. Acredito que no decorrer de uma semana já será possível identificar melhor um pouco das características de cada um.

Hoje pela manhã troquei o iogurte industrializado pelo greek, com banana e aveia. Adocei um pouquinho e o sabor é bem suave.

Depois que preparei os iogurtes ontem pensei que, se diariamente eu reproduzir os 10 iogurtes (o kosher precisa de mais tempo) com 100 ml de leite cada, eu vou ter, diariamente 1 litro de iogurtes, o que é muito. Nesta primeira fase só a cobaia aqui faz as degustações então, a partir de hoje, reduzi a quantidade de leite para 50 ml aproximadamente.

À noite, antes dos cuidados de hoje, tomei o skyr. Achei bem forte, com o toque amargo, o que não me deixou muito empolgada. Não sei porque raios temos aqui em casa uma misturinha bem artificial sabor morando. Eu uso eventualmente para fazer sorvete. Misturei um pouco deste pó no skyr e comi.

Os três iogurtes que ficaram maturando mais um dia, de ontem para hoje, foram o caspian, o viili e o colágeno. Todos eles estavam bons hoje e o colágeno tem uma textura bem sedosa.

Já estou me familiarizando com os nomes dos iogurtes e agora cuido deles em ordem alfabética.



Amanhã vou provar dois ou três iogurtes diferentes e pretendo usá-los em receitas, substituindo o leite quando for possível e também processar com frutas e congelar.

Vou começar a pesquisar mais sobre cada um deles e nós vamos aprendendo juntos.

Go iogurtes!



Sandra 

Comentários

  1. O Sandra qual é o lugar para adquirir estes probioticos?
    Só tenho o kefir de leite.
    Fiquei com vontade de te - Los tbm.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas