Iogurtes Infinitos, quase dois meses depois

Faz 53 dias que iniciei a saga dos iogurtes infinitos. Como eu imaginava que aconteceria, chegou um ponto em que ficou insustentável cultivar 11 tipos de iogurtes diferentes, fazer a troca todos os dias, cuidar dos copos e talheres usados e ainda, consumir todos eles... ufa!

Mas não pensem vocês que eu desistiuyj7. Separei dois deles para cultivo, greek e colágeno, que são os mais suaves, e congelei os demais, em saquinhos de sorvete.

Recentemente uma leitora do Luka Luluka no Instagram me perguntou sobre o viili, então eu descongelei este também e estou usando os três. Em comparação ao greek e ao colágelo, o viili é mais azedinho. Eu gostei. E a consistência dele é linda, bem cremosa.

Enquanto cultivava os 11 iogurtes, com a correria do dia a dia, eu não estava conseguindo observar a diferença entre eles e a característica de cada um. Com o uso de dois ou três iogurtes, produzindo cerca de 50 a 100 ml de iogurte ao dia de cada um, fica mais sustentável o cultivo e a observação.

Quando comprei as mudas dos iogurtes, comprei também, de outro fornecedor, kefir de leite de kefir de água (tibico). Eu já tive os dois mas depois de um tempo perdi e não consegui reativar os congelados. Já havia feito isso antes, reativar os grãos congelados, mas na última vez não deu certo. Alguns amigos meus relataram o mesmo problema. Enfim, não consegui nenhuma doação e até venda é difícil por causa do tempo de entrega dos correios. Do vendedor que comprei, os grãos vinham desidratados, o que achei, no mínimo, diferente. Para ser sucinta, nenhum dos dois vingou. O tibico veio vazando e praticamente não havia nada no saquinho e eu tentei por duas semanas cultivar o kefir de leite mas acabei descartando. Sinto saudades mesmo do sabor do kefir de leite, do ritual noturno de preparar um copo de kefir para levar no trabalho no dia seguinte e tomá-lo geladinho. Vou continuar procurando.

O cultivo dos iogurtes infinitos, com exceção do kosher que precisa de temperatura elevada, é muito fácil e mais prático que cultivar iogurte ou kefir, pois não requer controle de temperatura, nem coagem dos grãos.

Você consome algum desses probióticos? Como é sua rotina de cultivo e consumo?

Sandra

Comentários

  1. Oi Sandra acompanhando sua jornada com os probióticos.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  2. Nossa que texto legal, amei seu blog... Vi que sempre tem textos legais! Estou adorando visitar e ler seus textos..

    Parabéns!

    Meu Blog: Loterias de Hoje

    ResponderExcluir
  3. Eu cultivo kefir de leite, de água, Caspian e Kombucha, mas pretendo adquirir outros e intercalar o consumo.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Tem uma pessoa que faz doação colaborativa, ela tem um canal do YouTube: Ivanise Dionizio, os meus probióticos chegaram em perfeitas condições.

    ResponderExcluir
  5. Estou fazendo uma pesquisa sobre benefícios de cada um deles, para depois escolher alguns, o Filmjolk e o Bulgaricus já estão na minha lista. Alguma recomendação de outro tipo?

    Vanessa Monteiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas