A perfeição destrói a criatividade

Ouvi esta frase  agora há pouco e ela caiu pra mim como uma luva pois eu tinha que ser lembrada disso. Não sei vocês mas eu preciso cultivar a motivação, me lembrar, de tempos em tempos, quais são meus propósitos.

Antes de continuar, como vocês tem passado no meio do caos em que estamos? Estão cuidando da saúde física e mental? Não tem sido fácil, as doses homeopáticas de notícias que vejo por dia às vezes são o suficiente pra me deixar alterada, irritada, cansada. 

Acho importante a  gente aceitar que há dias em que as coisas não estão bem, nossa cabeça está cansada e se encher de coisas pra fazer não é a solução. A gente precisa aprender a se situar no presente, respirar fundo e se permitir não fazer nada. Pegar um livro depois colocar a cabeça no travesseiro, respirar serenamente e descansar.

Voltando ao título deste post, ouvi esta frase da artista Caterina Giglio enquanto ela fazia um trabalho em mixed media em seu canal no Youtube.

Desde o início da quarentena, dá pra colocar nos dedos da mão as vezes em que coloquei os pés para fora de casa e, apesar de tudo, o lado bom é ter mais tempo em casa para criar. O tempo extra tem sido muito produtivo, estou me sentindo realizada com os trabalhos que tenho feito e com alguns projetos em andamento mas, vez ou outra, desvio o foco da arte e imagino o lado comercial da coisa, então, invariavelmente, vejo minha inspiração entrando pelo ralo. Este é um assunto com o qual tenho dificuldades pois há tantos poréns envolvendo tempo, disponibilidade e propósito.

Suponhamos que eu esteja pintando uma tela. Se eu estiver fazendo pelo prazer de criar não é a mesma coisa que fazer visando colocar a peça para venda. A cabeça começa a pensar no valor de venda, se as pessoas vão gostar... então a alegria e o prazer dão lugar à preocupação e à ansiedade.

Este post é mais um desabafo pois ao ouvir que A PERFEIÇÃO DESTRÓI A CRIATIVIDADE, eu tive um momento eureka, é isso que eu precisava ouvir!! E quis compartilhar com vocês este momento de libertação.

Me lembro de estar lendo Keeg Going, do Austin Kleon, em nossa última viagem e tem um trecho do livro que fala exatamente isso. Keep Going é o terceiro livro da série Roube como um Artista e, infelizmente, não foi lançado no Brasil. O livro mantém a fórmula dos dois anteriores: 10 maneiras de se manter criativo nos bons e maus momentos.


O item 4 é tão rico e precioso e se intitula Faça Presentes. De cara, há uma citação de Quincy Jones que diz que Deus sai da sala quando você está pensando em dinheiro. 


Depois o autor conta a seguinte história:

Você tem uma amiga que faz cachecóis de tricô. Ela faz tricô para descansar a cabeça e para passar o tempo nas viagens diárias de trem.
Você tem outra amiga que ama fazer bolos. Ela faz isso à noite e nos fins de semana para relaxar depois do trabalho estressante numa grande empresa.
Vocês três vão a uma festa de aniversário. Sua amiga tricoteira dá para a aniversariante um cachecol que ela acabou de fazer. A peça é muito bonita.
Qual a reação padrão das pessoas hoje em dia?
"Você deveria vender isso no Etsy!"
Depois que a aniversariante abre os presentes, sua amiga confeiteira serve o bolo que ela fez. Todo mundo se delicia. E o que eles dizem?
'Você deveria montar uma confeitaria!"

O texto é sobre o fenômeno cultural de elogiar as pessoas dizendo que elas devem transformar talento em profissão. "Este é nosso melhor elogio: dizer a alguém que eles são tão bons no que ele amam fazer que eles poderiam ganhar dinheiro com isso". 

Talvez você possa achar a crítica estranha mas eu a entendo tão bem. O que antes era um hobby agora é visto como potencial fonte de dinheiro. Não há nada de errado nisso mas a ideia de monetizar uma atividade criativa é uma decisão apenas de quem a faz e dizer para a pessoa que ela poderia ganhar dinheiro com aquilo nem sempre é um elogio e pode deixar a pessoa desconfortável e se sentindo pressionada.

A conclusão do capítulo é: Faça presentes!



Obrigada por ter estado comigo, se cuidem e que a alegria esteja com todos vocês.






Comentários

Postagens mais visitadas