Como envelhecer papel + Como envelhecer um caderno inteiro

Antes de mais nada, talvez você possa se perguntar pra que envelhecer papel  e a resposta é simples: porque é muito legal!! 

Dar ao papel comum a impressão de ter sofrido a ação do tempo, de que pertenceu a uma outra época é fascinante.

O papel envelhecido tem a mesma finalidade que o papel comum, é claro. Eu uso em projetos criativos: como encadernação artesanal, junk journal e para escrever cartas.

A técnica que vou explicar neste tutorial permite que se tinja uma quantidade considerável de papéis e é ótima para quem não tem muito espaço como eu, que moro em apartamento.

Como envelhecer papel

Você vai precisar de:
- papéis à sua escolha. Neste tutorial eu usei sulfite e papel almaço. Quanto mais fino o papel, mais cuidado você precisa ter ao manuseá-los;
- Uma vasilha onde caibam as folhas, pode ser uma caixa plástica ou uma assadeira;
- Café;
- Grade ou varal de chão.

Dica importante:
O tingimento não fica uniforme e as bordas tendem a ficar mais escuras então, se você pretende cortar o papel, faça isso antes do envelhecimento.

Sobre o café:
Faça normalmente um café coado, bem forte para que o efeito seja mais aparente. 
Você pode aproveitar sobra de café, obviamente, só não pode ter açúcar.
Café solúvel, tipo Nescafé, pode ser adicionado ao café coado para potencializar a cor ou até ser usado sozinho. A desvantagem é que vai ficar um pozinho nas folhas (que você retira facilmente depois que as folhas estiverem secas) e também o odor é bem mais forte. Se isso não for um problema pra você, bota Nescafé!

Deixe o café esfriar completamente. O café quente ou morno amolece mais as fibras do papel, deixando o papel mais frágil enquanto está molhado, que pode se rasgar com mais facilidade.

Despeje o café na vasilha.

Vá colocando as folhas no café, uma a uma e, gentilmente, pressione a folha para que ela fique submersa.

Se você colocar várias folhas de uma vez, o café não vai atingir o meio das folhas.

Depois que terminar, deixe os papéis submersos por cerca de 30 minutos. Gosto de fazer isso para garantir um pouco mais de absorção e homogeneidade.

Segurando com a mão aberta as folhas, escorra o café da valilha. Você pode colocar o café em outro recipiente e usá-lo para um novo lote de tingimento.

Deixe a vasilha inclinada por alguns minutos, para que o excesso de café escorra e descarte o líquido.

Descarte o café e arranje um lugar para colocar a grade ou o varal de chão, onde o café possa escorrer. Vai fazer uma sujeira boa mas não é nada que água não limpe depois.

Eu usei um varal de chão. Se você não tiver varanda ou uma área onde o café possa escorrer, use o box do banheiro. 

Com cuidado, retire todos os papéis de uma vez e coloque-os sobre a grade/varal e, se possível, deixe a grade inclinada para facilitar o escoamento do líquido.

Quando o excesso de líquido sair e as folhas começarem a ficar crespas, sinal de que estão secando, é hora de separá-las. Com cuidado, divida os papéis em vários grupos, tantos quantos couberem em sua grade.



Nesse momento o café não vai mais escorrer então você pode colocar os papéis em outro lugar, o mais arejado possível.

De tempos em tempos, alterne a posição das folhas, para que as do meio fiquem nas extremidades, garantindo a secagem completa.

Eu faço o tingimento com antecedência e gosto de deixar os papéis por dias na varanda, alternando a ordem dos papéis.


Este é o resultado final.


Agora você pode optar por usar os papéis ondulados assim, passá-los a ferro ou deixá-los por dias embaixo uma pilha de livros. Quanto quero os papéis lisinhos, uso este último método.

Só um pouquinho de papel

Mas e se você quiser tingir só algumas poucas folhas? Você pode aplicar o café com um pincel e estender as folhas num varal, Em um dia seus papéis estarão prontos.

Tingindo um caderno inteiro

E se você tiver um caderno espiral ou brochura e quiser envelhecê-lo? 


Usando os mesmo materiais do tutorial anterior, segure as duas capas do caderno e vá imergindo cada folha do caderno,de um lado e depois de outro, assim:





Na hora de secar, você pode colocar um peso sobre as capas. como eu fiz, ou colocar num varal, preso pelas capas.

Neste caderno, usei chá mate, que dá um efeito de cor bem mais sutil.

Este é o resultado dos papéis e cadernos envelhecidos durante a semana:


Contraste de cores entre os tingimento com café e chá mate.

No próximo post vou fazer uma comparação entre tingimento com café e chás e mostrar um uso recente que fiz com as folhas envelhecidas.

Espero que tenham gostado dos tutoriais e que tenha ficado claro. Caso você tenha alguma dúvida, deixa um comentário que eu te respondo.




Comentários

  1. Que legal. Esses dias, procurando por algo bem guardado, encontrei em uma pasta folhas avulsas de um velho caderno pautado. Estavam em um tom tão lindo amarelo saudade... Logo lembrei de você. Rsrsr.

    ResponderExcluir
  2. Ah que linda!! Fico feliz em saber que fui lembrada por isso. Adorei o "amarelo saudade". Você pode usar as folhas para escrever cartas ou memórias <3 Bjs

    ResponderExcluir
  3. Grata pelas dicas!!!!
    O tutorial está bem claro.
    🐝BEEju no ❤ !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas