Quem não tem Archival Ink se vira com gambiarra
Archival Ink é uma linha de carimbeiras da americana Ranger, empresa quase centenária que, em seu início, produzia material para o setor bancário.
A Archival Ink é a queridinha dos fãs de scrapbook e seu diferencial é que a sua tinta é à prova d'água e isso faz muita diferença quando se está criando trabalhos em mixed media. Se você estiver usando uma carimbeira comum, dessas de escritório, os carimbos devem ser a última camada de arte, pois, ao contrário, a tinta vai borrar e estragar sua peça.
Para quem não conhece mixed media, é um conceito de criação de arte visual em que são usadas várias técnicas e materiais num mesmo trabalho: pintura, colagem, carimbo, textura, etc.
Pois bem, eu estou criando uma série de cadernos e queria usar carimbos em algumas páginas mas não seria legal usar carinho comum porque, apesar de não pretender usar tinta depois, o caderno poderia manchar com o tempo e uso.
Então tive uma ideia, inspirada num tutorial de cola em esponja do Estudio Brigit, e fiz minha carimbeira caseira à prova d'água.
Você vai precisar de:
- 1 pote pequeno e raso de plástico
- 1 ou 2 esponjas de limpeza
- 1 pedaço de tecido de algodão
- tinta acrílica
- água
- palito de sorvete ou outro objeto para espalhar a tinta.
Corte a esponja para caber no pote. Ela deve ficar estufada para fora do pote, por isso, se preciso, use duas esponjas.
Molhe as esponjas e o tecido e esprema bem.
Coloque as esponjas dentro do pote, despeje um pouco de tinta acrílica e espalhe com a ajuda do palito de sorvete.
Em seguida embrulhe a esponja com o tecido, aperte com o palito para a tinta ficar uniforme e está pronta a sua carimbeira.
É importante você limpar bem os carimbos depois do uso.
Claro que é uma solução temporária. A tinta acrílica vai secar em alguns dias se não tiver umidade. Você pode borrifar água a cada um ou dois dias para que o carimbo dure um pouco mais. Quando não for mais usar, coloque a esponja e o tecido de molho, lave e guarde tudo para usar de novo.
Não experimentei com tinta guache mas acho que dá certo também.
É uma solução temporária mas o resultado ficou bem satisfatório.
Se você experimentar, me conta? Queria saber o que vocês andam fazendo e que assuntos gostariam de ver aqui no blog.
Abraço!
Comentários
Postar um comentário
Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?