Bookbinding: aprendendo a fazer livros

A quarentena, que já dura uns 150 dias por aqui, tem-nos obrigado a ficar em casa 24 horas por dia, sete dias por semana. Eu gosto muito de ficar em casa mas essa espécie de retiro forçado, mexe com a cabeça e as emoções da gente.

Acompanho as notícias em doses homeopáticas, estou fazendo teletrabalho e mantenho a sanidade mental fazendo arte, encadernando e cozinhando. Com mais tempo em casa, tenho conseguido mais foco para executar meus projetos criativos.

Um deles é a encadernação artesanal, bookbinding, handmade books. É um assunto pelo qual me interesso há um bom tempo mas não tinha tido tempo nem disciplina para estudar.

Em 2018, a Lia Agio, do blog O Tacho da Pepa, começou a publicar uma série de videos sobre encadernação em seu canal no Youtube e isso reacendeu meu interesse no assunto.

No ano passado comprei um dos últimos objetos de desejo que vi na saudosa FNAC, este livro sobre livros artesanais, um dos poucos livros recentes sobre o assunto no mercado editorial brasileiro.
Como Fazer seus Próprios Livros, editora G Gili
Como Fazer seus Próprios Livros, editora GG

O livro traz o trabalho de diversos artistas, inclusive o da brasileira Gabriela Irigoyen, e, no final, algumas técnicas de costura e encadernação.  

Quando vou aprender uma técnica, não gosto de desperdiçar materiais então uso sobras de papel, como apostilas escolares de anos anteriores e caixas de embalagens. Os trabalhos não ficam lindos mas eu uso a oportunidade como aprendizado, anotando o que funcionou ou não para cada livro.

Confesso que me aborreci um pouco com o livro pois um dos tutoriais está errado, as explicações não condizem com as fotos do passo a passo nem com o resultado final e foi aí que eu resolvi buscar outras fontes de aprendizado.

Aliás, esta é uma dica preciosa: consulte várias fontes, se inspire no trabalho de muitos artistas.

Conheci o Estúdio Brigit no ano passado, através da minha amiga Janaina Beserra, do Janaina Artes,  que me convidou para participar de um grupo de ATC* no Facebook. A Cris, do Estúdio Brigit, idealizadora do grupo, tem um canal no Youtube com mais de 400 videos, ela ensina muita coisa legal e, neste ano ela já fez três maratonas de encadernação, onde ensina, online, a criar um livro. Tive a oportunidade de participar da 3a. maratona, onde ela ensinou a fazer um livro acordeão. O meu, reaproveitando materiais, ficou cheio de defeitos, mas o aprendizado foi muito valoroso, a Cris dá altas dicas de artesanato com papel, uso de materiais e receitas de materiais caseiros.

*ATC = Artist Trading Cards (mais um assunto ainda a ser abordado aqui no blog).

Estes são os primeiros livros que fiz, aproveitando materiais, errando muito mas também aprendendo na mesma proporção.


Uma curiosidade: em meados dos anos 90 eu fiz um livro que, até onde me lembro, ficou muito bem feitinho. Pegando material da internet, montei e imprimi um livro técnico de T.I., pintei o tecido e fiz a encadernação tradicional, com costura, cola e capa dura. Não me lembro onde aprendi a fazer pois o acesso a este tipo de informação era restrito, talvez eu tenha visto em alguma revista. Mas este é um livro que vive apenas na minha memória pois eu o doei, assim como grande parte de meus livros, quando nos mudamos.

Os novos livros, após adquirir um pouco de experiência, eu mostro no próximo post, pra não ficar muito extenso. 

P.S. Estava olhando o catálogo da Editora G Gili (ou GG) enquanto o Blogger carrega o vídeo a passos lentos e fiquei encantada com a qualidade e diversidade, especialmente dos livros de arte e DIY.

Comentários

  1. Realmente Sandra, o vídeo não aparece aqui

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra,
    Acabei de me juntar a vcs no Telegram e pelo visto ja acertou c o vídeo, certo?!
    Segui seu link aki p blog e o vídeo está👌!
    Boa nova Semana!
    🐝BEEju no ❤ !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debra!! Sim, corrigi o link, agora está ok :)

      Muito obrigada por se juntar ao grupo, seja bem-vinda ao Luka Luluka <3

      Excluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas