Tempo de fazer pizza

Desde sempre aqui em casa as noites de sexta-feira são "o dia mundial da pizza", como eu costumava dizer para meus filhos quando eles eram pequenos.

Há cerca de três anos, minha filha, então estudante de gastronomia, fez e me passou a receita da pizza do chef italiano Gennaro Contaldo e, desde então, fazemos sempre. Eu dava uma pausa quando não estava disposta ou via que meu filho estava com saudades da pizza comprada mas, desde que começamos a quarentena, que já está beirando os 150 dias, esta receita tem sido feita religiosamente todas as sextas-feiras.

Não tem nenhum segredo, apenas que é uma receita tradicional e você vai se surpreender com a facilidade que é fazer sua própria pizza.

Eu começo a fazer a massa às 16 horas e, por volta das 19 horas a pizza está saindo do forno.


Pizza do Chef Gennaro Contaldo

Ingredientes`

- 500g farinha de trigo (3 1/2 xícaras);

- 5g sal (1 colher de chá);

-5g fermento biológico seco (1 colher de chá) ;

- 325 ml água morna.


Preparo

Dissolva o fermento na água, adicione os demais ingredientes e sove por cerca de 10 minutos.

Coloque a massa numa vasilha, cubra com um guardanapo e deixe descansar por 30 minutos.

Divida a massa em duas partes, faça duas bolas e deixe descansar por mais 30 minutos.

Enquanto aguarda a fermentação, prepare o molho de tomate e os recheios a gosto.

Hora de abrir a massa: Você pode fazer isso com a ajuda de um rolo, numa superfície enfarinhada ou como ensina o chef Gennaro: com a mão fechada, aperte o dentro da massa e vá esticando até modelar as bordas. 

Coloque azeite, molho, o recheio de sua preferência (que pode ser só mussarela e orégano) e asse em forno quente pré-aquecido (220°) por cerca de 10 minutos.

Agora é só saborear.


Não encontrei o vídeo original de onde tirei a receita mas este abaixo é muito parecido, com algumas variações de tempo. Assista para se contagiar com a alegria do chef Gennaro e para ver como ele sova e abre a massa.


Mangiare!




Comentários

Postagens mais visitadas