Filter book: mini livro feito com filtros de café

Olá, como vocês estão?

Estou em férias há duas semanas e tem sido uma experiência, digamos, diferente pra mim. Procuro tirar férias nos períodos de férias escolares mas neste ano muitos planos foram adiados, cancelamos uma viagem bacana que tínhamos marcado para julho e meu filho teve só alguns dias de férias em agosto então eu adiei as minhas o máximo que pude.

Eventualmente, quando tiro alguns dias de folga em período escolar, meu roteiro de passeio, religiosamente envolve: sebo, loja de suprimentos de arte, de artesanato e floricultura. Também amava ir na FNAC, antes do seu fechamento. Com a pandemia, como podemos ficar em casa, só tenho saído para o indispensável: fui ao supermercado com meu marido e ao dentista. As notícias diárias são estarrecedoras e tenho tido muitas noites de insônia.

Faz parte da minha natureza estar sempre fazendo alguma coisa. Se não estou fazendo, estou planejando fazer. Fiz muitos projetos de encadernação, a ponto de cansar mas não de não querer fazer mais. Hoje mesmo comecei um novo projeto. Mas quero fazer outras coisas também e estou me organizando pra isso. 

No post de hoje vou mostrar uma ideia muito inspiradora que vi no canal Pelo Amor Ana e fiquei muito empolgada pra fazer também

O filter book, como a Ana Kalline, o chamou, é um pequeno livro de 5 partes, feito com filtros de café.

É interessante você fazer com filtros usados, para dar um novo uso para os filtros que iriam para o lixo.

As partes são ligadas entre si, deixando um espaço entre elas, com o uso de papel, tecido ou fita dupla-face e washi tape, porque o washi tape sozinho, não consegue segurar a estrutura.

Um dos lados do filter book é decorado e o outro, liso ou com poucos detalhes, recebe o texto a ser escrito. Claro que isso é só uma sugestão de uso, você pode, por exemplo, decorar o que seria equivalente à capa e contra capa e deixar as demais partes sem nada.

Também chamado de  filter mail, pode ser usado como uma carta e o interior dos filtros funcionam como bolsos, onde podem ser colocados papéis,  pequenas cartas, fotos, sachês de chá, etc.

Este foi o primeiro filter book que fiz:

Filter book finalizado e fechado

Parte interna, já conectada e ainda sem a decoração

Parte interna discretamente decorada

Parte externa revestida com papéis artesanais e de scrapbooking

Parte externa finalizada

Aqui você pode ver como o filter book é dobrado.




Segui o tutorial deste vídeo:

Espero que tenham gostado, fiquem bem e nos vemos em breve.



Comentários

  1. Oi Sandra!
    ficou muito bacana, também uso filtro de papel e sempre guardava os usados para fazer algum artesanato em mdf ou com caixa de leite,mas para fazer um livrinho como esse, nunca pensei. Vou começar a guardar e ver se faço.
    bjsss e fique em paz :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas