Este é o primeiro post do ano no blog e decidi escrevê-lo para desencantar, que é quando as ideias estão borbulhando, o copo de intenções está quase transbordando e é preciso colocar as coisas em prática.
Não que eu não esteja fazendo isso mas o blog, que é a porta principal do Luka Luluka para o mundo, não está mostrando as coisas que têm acontecido por aqui.
Então vou fazer um resumo ilustrado da minha vida criativa nos último mês.
Em meados de dezembro encerrei as atividades de encadernação do ano, fechando com chave de outro com duas encadernações Bradel, ficaram tão lindas! Tem fotos
aqui.
Com as sobras das encadernações, customizei envelopes.
Usei um livro com ilustrações natalinas para fazer cartões (de Natal, obviamente) e consegui enviá-los, eba!! Fazia muitos anos que queria fazer isso.
Só fui ingênua de enviar tão perto do Natal. As pessoas - as que me contaram - receberam no início de janeiro.
Ingenuidade também em deixar para comprar os presentes de Natal tão em cima da hora. O resultado foi que um dos presentes não chegou então usei a criatividade e fiz estes vale presentes para não passar em branco e manter o humor.
Os outros dois vales são um projeto de marcenaria que fiz para meu marido me dar (rsrs) e uma assinatura de streaming.
Fazia muitos anos que não passávamos o Natal em casa e foi bem legal arrumar tudo. Este tecido de fundo é a toalha de mesa de Natal do meu enxoval.
Depois do Natal eu terminei um art journal que fiz ao longo do ano. Vou fazer a apresentação dele no canal do Luka Luluka no
Youtube em breve.
Terminei também de montar meu planner totalmente feito a mão. Não abro mão de agenda ou planner de papel e esta foi a primeira vez que fiz um ao invés de comprar.
Fiz com encadernação copta, cometi alguns erros como usar um papel de gramatura baixa em alguns cadernos mas o resultado final ficou bem legal.
Eu queria passar o menor tempo possível na frente do computador para fazer este projeto então não fiz o planner com datas nem baixei nenhum pronto. Montei um arquivo bem básico no estilo de agenda permanente e, pasmem, preenchi todos os dias e meses do ano com carimbo
Depois do Natal, fiz uma lista bem pretenciosa de coisas para terminar até o final do ano e consegui concluir quase todas. O item que não concluí foi: "terminar
o que for possível da caixa de artes". Deixei muito aberta a proposta, né? A caixa em questão é uma caixa de papelão que fica embaixo da minha escrivaninha no atelier e, dentro dela tem projetos que, por algum motivo, eu pausei.
E no intervalo das tarefas da lista - porque a gente tem que fazer pausas - eu assistia This is Us, que eu conhecia só de nome e descobri que tem no Prime Video. A série é ótima e estou na quarta temporada.
O ano começou e eu ainda estou na metade deste livro. Mas é porque eu gosto muito dele e não quero que ele acabe. Não é daqueles livros que a gente quer ler logo para saber o que acontece no final. Me envolvi com a história e, quando estou com o livro aberto, sou transportada para outra época e outro lugar.
Além dele, estou lendo - e praticando Autoperfeição com Hatha Yoga. Dez minutos de yoga e dez de meditação pela manhã têm feito toda a diferença em muitos aspectos: foco, paciência, disciplina, alimentação.
Separei alguns livros para serem minhas próximas leituras:
- Um Estranho no Ninho . Fiquei curiosa para ler não depois de assistir a adaptação em filme mas sim Ratched na Netflix.
- A História não Contada. Vi o nome da autora numa lista sugestões de escritores asiáticos e quis conhecer.
- Era uma Vez um Sonho. A adaptação em filme foi lançada pela Netflix em novembro último e eu estava ansiosa para assistir porque amo a Amy Adams mas a Glenn Close, roubou a cena, que show de interpretação!
- Schulz e Peanuts, a biografia do Charles M Schulz, criador do Snoopy.
Dia de Reis chega e a gente guarda toda a decoração de Natal. Amo tanto decorar a casa no início de dezembro e fazer biscoitos e ouvir músicas de Natal. Depois do dia 25 de dezembro eu não vejo a hora que chegue logo o dia 6 de janeiro para guardar tudo!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYvsLVpOfQqKETQ229Ddgv5hkA2vCZikaMnKpu1cx3Z4uzKl4AOUYt19aUufXnO6Y_W2P3_yXtzn1kV8PzKZn3O0T2GzRXvtSJaFYc-mlB0yFxkj8yTE9bke-VlDK6w8f4FciC6qprW_59/w200-h200/Luka+Luluka+-+organiza%25C3%25A7%25C3%25A3o.jpg)
Estou trabalhando há cerca de 10 meses em casa. Meu home office é minha escrivaninha que também é mesa de cabeceira e todos os dias eu tirava as coisas da escrivaninha pela manhã, colocava na cama e, à noite, invertia tudo. Então organizei livros, cadernos e objetos de uso diário numa estante próxima para facilitar a vida.
Tenho feito suspense sobre as coisas que estou fazendo - e é muita coisa - para não estragar a surpresa, quero mostrar depois de tudo pronto.
Esta colagem ao lado eu fiz para usar em um dos projetos. Desconfio que ele vai arrancar suspiros, modéstia a parte.
Confesso aqui que estou um pouco agoniada porque, para terminar estes projetos eu preciso fazer uma pintura, e não é coisa pequena. Estou fazendo esboços e vendo ideias para que o momento eureka aconteça. Afinal, como disse Picasso, "Inspiração existe, mas ela precisa te encontrar trabalhando". Só espero que ela chegue logo.
Estas bonequinhas chegaram nesta semana. Elas são o segundo envio da coleção Moranguinho Dolls Classic Collection, do Planeta DeAgostini.
Foi até engraçado porque, em novembro último eu tentei assinar a coleção Peanuts da mesma editora e deu tudo errado: problema no cartão, endereço estava incompleto e eu não conseguia editar, o site e o SAC deles são horríveis (desculpa) e eu fiquei com raiva então cancelei a assinatura. Passados alguns dias eu vi a propaganda da coleção Moranguinho e minha reação foi tipo shut up take my money! Eu tive uma Moranguinho quando era criança e, eu 2017 a Estrela lançou uma coleção com quatro bonecas. Não me desgasto mais com a editora mas o serviço de entrega deles deixa muito a desejar. O envio acontece - ao menos foi assim com os dois primeiros envios- cerca de 20 dias depois da cobrança no cartão de crédito.
Depois que o segundo envio ocorreu, eu assinei também a coleção Peanuts mas hoje parei para organizar as coisas e não sei se vou continuar com esta última coleção pois ela vai custar uma pequena fortuna, são 60 livros a quase R$ 50,00 cada. Bateu saudade da Fnac agora. Porque sempre sinto saudades da Fnac e porque lá tinha uma coleção de Peanuts com livros enormes, não tenho certeza se eram da Fantagraphics Books mas enfim, viajei. Vou esperar a primeira entrega e então decido.
Só deu meus livros, além de dois vídeos do meu filho fazendo experiências do Manual do Mundo.
Realmente 2020 foi o ano da encadernação. Também foi o ano da panificação, de art journal e ano de estrear o canal no Youtube. Mas eu nunca tinha me dedicado tanto ao aprendizado de encadernação como o fiz no ano passado. Isso rendeu muitos frutos e vou continuar a estudar com seriedade a partir do mês que vem, assim que eu resolver alguns assuntos
E, para fechar este post, uma frase do livro A Assinatura de Todas as Coisas, citado acima, que acho muito inspiradora e apropriada para o começo de ano, começo de algum projeto ou começo de qualquer coisa:
"Louvadas sejam as labutas que jazem diante de mim.
Comecemos."
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir