Sobre coleções e A Saga das Estantes

Um fato indiscutível sobre mim: eu coleciono coisas. Sempre colecionei. Desde criança: selos, latinhas, chaveiros, postais. Para o bem ou para o mal, eu sou colecionadora. Digo isso porque colecionar envolve muitos fatores e muitas emoções: a alegria de conseguir um item, a frustação de não conseguir, tempo, dedicação, espaço, organização, dinheiro.

Atualmente mantenho a coleção de selos mas há muitos anos não cuido dela nem adiciono novos itens. Quase o mesmo com a coleção de postais. Quando visito algum lugar novo, coisa que não acontece há mais de um ano, sempre compro postais, se os encontro. A coleção de latinhas, muitas trazidas do Japão (pra vocês terem uma ideia do nível de colecionadora doida que eu era) já não tenho mais, e agradeço por isso porque seria sufocante viver cercada de latinhas pegando poeira num apartamento onde, por conta da pandemia, saí pouco mais de uma dezena de vezes no último ano.

Hoje, além dos selos e postais citados acima, coleciono várias coisas e minha maior coleção e xodó é a coleção de tartarugas. No início do ano me dediquei a limpar e reorganizar a coleção. Fiz mais alguns mostruários mas ainda faltou espaço. Comprei há poucos dias mais dois quadros e vou pintá-lo nas férias, em julho.

Coleciono também coisas de Peanuts, Smurfs e Meu Malvado Favorito (Minios)..

E coleciono bonecas. De que tipo? Como assim? 

Falando sério, tenho uma pequena e linda coleção de bonecas feitas à mão, uma boneca da Estrela dos anos 80 - a Loli e Pop* - e duas coleções Moranguinho, por enquanto.

A primeira coleção Moranguinho é composta de quatro bonecas, lançada pela Estrela em 2017. A segunda coleção foi lançada pela Editora Planeta DeAgostini no final de 2020 e que venho colecionando desde então. Estou um pouco apreensiva pois a cobrança da última entrega - e consequentemente o envio - está atrasada há 1 mês. Parece que eles tiveram problema com a importação mas há previsão de regularizar nos próximos dias.

Um drama da minha vida de colecionadora é ver as coleções guardadas em caixas, por falta de lugar para expor e para não sujarem. Foi aí que começou a saga das estantes.

No Natal de 2020 eu comprei alguns presentes pela internet que não chegaram a tempo então fiz cartõezinhos de vale presentes para presentear a família, para não passar em branco. Fazia muitos anos que não passávamos o Natal em casa, meu marido, nossos filhos e bichos, e queria que fosse um dia muito feliz, com a casa bonita e comidas gostosas, para marcar positivamente a lembrança desse ano tão difícil para todos. Na onda de fazer os cartõezinhos, eu fiz uma brincadeira: fiz um cartão para meu marido me dar de presente.

Há tempos quero comprar ou fazer uma estante para expor a coleção de bonecas. Vinha amadurecendo a ideia na minha cabeça, defini o formato e o local e, quando estava fazendo os cartões, vi ali a oportunidade de colocar o projeto em prática.

No início de janeiro, meu marido estava pronto para colocar a mão na massa. Eu fiz um esboço das duas estantes de parede: uma para a coleção Moranguinho e outra para as outras bonecas. Na hora de calcular a quantidade e cotar o MDF, surgiu um complicador. Na Leroy Merlin, onde costumamos comprar, não tinha o MDF na espessura que precisávamos. Então meu marido recorreu a outro fornecedor. O preço era bem menor mas eles só vendiam a placa de MDF inteira... o valor compensava e como estávamos com tempo e disposição, projetamos 3 estantes a mais: para as coleções Peanuts, Smurfs e Meu Malvado Favorito, para material de encadernação e uma menorzinha, para ser colocada quase junto ao teto na parede de livros, só pra aproveitar os retalhos de MDF.

Peças compradas, optei por lixar e pintar a parte interna das estantes antes de meu marido montá-las. Depois que ele as montou, eu pintei por fora e ele instalou.

Para as estantes de coleções eu queria portas para proteger os bonecos da poeira. Entrou aí 3 soluções bem criativas, modéstia a parte.

Acompanhe nas legendas da sessão de fotos abaixo cada detalhe das estantes.


Estante para coleção Moranguinho

O cantinho onde visualizei uma e depois mais uma estante para guardar as bonecas

Fiz uma pátina estilo mexicana, mas bem delicada, na parte externa

Estante pronta e instalada, antes de colocar as portas.
Pintei o chão de cada "andar" com tingidor de madeira e as paredes em tons pastéis.
Não estou satisfeita ainda, quero dar mais vida a estas paredes.

Detalhe da pátina

Portinhas feitas com papelão holler revestido com vinil adesivo por fora e papel de scrapbooking por dentro. Mini dobradiças foram usadas para fixar a porta à coluna fixa.

Os puxadores foram feitos com alfinetes para cortiça e fixados com tarrachas de silicone para brinco.

Detalhe da porta e a engenharia para encaixar as duas estantes na já existente

Estante para Moranguinhos prontinha <3

A coleção da Estrela nos dois andares de baixo e as primeiras bonecas da deAgostini


2 - Estante para coleção de bonecas

As bonecas já instaladas no novo lar.

Da esquerda para a direita:
Loli e pop*, da Estrela, do início dos anos 80. Eu tive uma dessas quando era criança mas esta eu comprei no Mercado Livre em 2019 (pouco antes do Victor, o gato, chegar).
Pepa A Princesa e a Ervilha, da Lia Agio, d'O Tacho da Pepa
Boneca artesanal comprada numa feita de artesanato sulamericano
Boneca russa, feita pela Jaqueline Silva do Jack Costuras e Bordados
Mais duas pepas da Lia Agio, d'O Tacho da Pepa

* Não tenho certeza se esta é a forma correta do nome da boneca. Lembro, ou acreditava, que Pop era o nome do cachorrinho dela. Numa busca no Google encontrei várias bonecas com grafia parecida mas nenhuma é a minha.

O fundo da estante foi feita com minúsculos de quadradinhos de retalhos de tecidos colados em papel

Fundo da estante pronta.

 Para fechar a estante, fiz uma cortininha. Ainda preciso
pensar numa solução definitiva para a fixar a cortina


3 - Estante para coleções Peanuts, Smurfs e Meu Malvado Favorito

A estante instalada num canto subutilizado do quarto

As portas foram feitas com 3 telas para pintura 40x40cm.Já havia usando tela como
porta no armário do meu aparador, que aparece na segunda foto deste post.

Pintei as telas numa noite de sexta, usando as cores das três coleções.
Na foto, Totoro inspecionando as telas antes de serem pintadas.




4 - Estante para material de encadernação

Esta é a maior de todas as estantes, esguia e vai até quase o teto.




5 - Mini estante para pequenos objetos

Feita com as sobras de MDF, foi colocada na área livre da parede de livros. A princípio coloquei nela uma pequena coleção de casinhas, mas não gostei do resultado então coloquei algumas bonecas de gesso e outros objetos decorativos.



oOo

Eu havia começado a escrever este post em meados de fevereiro, logo após termos instalado estas estantes. Então fui pega "de surpresa" por uma dor absurda na lombar que me deixou de cama por alguns dias. De surpresa é maneira de dizer porque era de de esperar depois de passar uma semana lixando, pintando e arrastando móveis. 

O fato é que, depois disso eu desacelerei nos projetos criativos, passei meu tempo livre descansando e lendo. Terminei A Assinatura de Todas as Coisas, da Elizabeth Gilbert, que estava lendo desde o ano passado. Só não parei de encadernar. Preciso fazer um post sobre isso.

Para terminar, olha que feliz coincidência! No ano passado o Habib's lançou uma coleção de quatro bonecos de Peanuts mas eu só consegui o Charlie Brown. Na semana passada, por acaso, minha filha e meu marido viram a coleção novamente e trouxeram pra mim os outros três personagens: Snoopy, Lucy e Woodstock.


Ainda, sobre a coleção Moranguinho, em breve além das bonecas Estrela e da deAgostini, vamos ter mais algumas novidades. Não vejo a hora!!

Minhas coleções são despretensiosas, mas a coleção Moranguinho está despertando em mim a vontade de colecionar com mais seriedade. Ela é tão maravilhosa! Tanta história, tantas coleções e modelos que a gente fica maluca!

Você coleciona alguma coisa? E como você chegou neste post?


Abraços, até a próxima!




Comentários

  1. Oi Sandra! Caramba, quantas, amei as dos Smurfs e Peanuts!!
    Adorei da dica da porta de papelão revestida com vinil, o acabamento ficou ótimo!O fundo como colcha de retalhos tbm ficou muito bacana.
    Minhas coleções nunca saíram muito além das ideias e hoje estou na fase do minimalismo, então embora as tentações apareçam, eu me controlo.
    Também tenho Pepas das meninas do Tacho, um mimo, preciso fazer uma prateleira só para elas, estão penduradas em cabideiro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostei das estantes pra guardar as coleções, realmente a turma da moranguinho é apaixonante. Ia assinar, mas neste momento para mim não está dando. Tenho apenas uma boneca moranguinho que comprei no Mercado Livre,usada. Mas futuramente vou comprando aos pouquinhos. Tenho uma Blythe tbl, que ainda não consegui mandar customizar...mas uma hora vai kkkkkk. E Barbie e Susi que eram da minha filha e irmã.
    Se deixar eu junto muita coisa, adoro!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas