Huckleberry Pie - parte 1

Eu não estava preparada.

Era tarde de sexta-feira quando recebi uma notificação do condomínio dizendo que eu tinha uma nova correspondência. O código do correio me causou estranheza pois terminava com DE. Deutsche. Alemanha. Coloquei o código no aplicativo de rastreamento dos correios e a informação se confirmou. Mas eu não estava esperando nada da Alemanha! Fiz algumas compras pelo eBay e algumas delas estava e estou esperando ansiosamente mas são todas dos Estados Unidos, eu tinha o código de rastreio e não havia atualização há dias.

Várias coisas passaram pela cabeça. Alemanha, Dark, Jonas Kahnwald, volta pra realidade Sandra, minha amiga Valeria, mas ela não tem meu endereço, aquele lote que eu perdi o time de comprar... Enfim, fui buscar o pacote. Era uma caixa do tamanho esperado para comportar uma caixa de boneca Moranguinho.

Quando abri, confirmei: era o Huckleberry Pie que eu havia comprado. Por algum motivo que ainda vou investigar, o pacote foi parar na Alemanha e ganhou outro código de rastreio.

Não estava esperando tão cedo, visto que o rastreio dizia que havia sido enviado e não havia informação de que tinha chegado ao Brasil ainda.

Estava com dor de cabeça e sinusite. Quando abri a caixa e vi que era o boneco, fiquei quase em choque. De surpresa e emoção. Um boneco original da Kenner, lançado em 1980, na caixa lacrada.

Eu consegui cortar a fita adesiva e pegá-lo na mão. Junto com o valor histórico, veio a carga dos anos. O odor esperado de coisa velha. Devolvi o boneco na caixa e deixei no meu atelier para cuidar dele no dia seguinte.

Sempre que compro livros em sebos eu tenho um ritual de deixá-los ao sol e queria fazer o mesmo com a embalagem, o catálogo e o cartão que acompanhava o boneco. Minha varanda recebe o maravilhoso sol da manhã então guardei tudo para cuidar na manhã seguinte.

Acordei de madrugada, talvez porque tinha dormido ontem durante o dia, talvez pela ansiedade. Meu marido também acordou, tomamos café da manhã e então fui cuidar do meu boneco.

Huckleberry Pie significa Torta de Mirtilo. No Brasil, o boneco, lançado pela Estrela em 1983, ganhou o nome de Limãozinho, já que o mirtilo não era conhecido por aqui. Outra curiosidade é que, aqui no Brasil, as primeiras séries de bonecas receberam nomes de frutas mas os originais da Kenner sempre tiveram nomes de sobremesas.

Tirei o boneco da caixa novamente, tirei o lacre que o prendia ao papelão, cortei o lacre que segurava seu chapéu à cabeça e tirei também o plástico que prendia seu cabelo. Sei que tudo isso "desvaloriza" o item no caso de venda mas quero ter uma coleção palpável e limpa. Não é para brincar mas também não quero deixá-los nas caixas, acho impessoal. Gosto de expor os bonecos, protegidos de poeira, vê-los e tocá-los sempre que eu quiser.

Tirei a roupa dele, lavei o chapéu, os sapatos, o corpo e os cabelos com detergente neutro e água morna. Lavei o macacão com sabão para lavar roupa e enxaguei com uma gota de amaciante. As peças estão secando à sombra.

A caixa e os itens de papel já estão na varanda, tomando sol.


















Comentários

  1. Que bonitinho, Sandra! Para um colecionar há todo um ritual desde expectativa até o item estar ali exposto aos olhos. Senti esse zelo e carinho no post.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dalva!! Isso mesmo, tem todo um ritual.
      Obrigada pelo carinho e me desculpe pela demora em responder.

      Abraços!

      Excluir
  2. Que coisa boa! Você merece! Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas