The Parting Glass

Uma postagem aleatória e cheia de recordações.

Ia fazer só um post no Instagram mas era muita informação e eu queria compartilhar um link.

Fiquei alguns meses afastada do blog então tenho muita coisa pra escrever e compartilhar. Uma delas é que eu criei um perfil no Instagram para ser meu portfólio de encadernação artística e artesanal, a menina que fazia livros. Mas não é disso que eu quero falar hoje.

Venho fazendo mini livros desde o ano passado e há pouco juntei todos eles para usá-los na decoração dos nichos de bonecas Moranguinho. Enquanto invento nichos e prateleiras para os livros, coloquei todos eles dentro de uma taça. Aproveitei a oportunidade, fotografei e compartilhei no Instagram d'a menina que fazia livros (depois apaguei porque ficou muito triste). Eu quis colocar uma música e a primeira que meu veio à mente foi Parting Glass e eu fiz uma viagem no tempo, há mais de treze anos, que é a idade do Lucas, e depois mais pra frente, 10 ou 9 anos atrás.

Quando Lucas tinha uma semana de vida, no final de 2007, ele foi internado por causa de icterícia. Ficou uns dois dias no hospital, pelo que me lembro. Ele ficava só de fraldas, com os olhinhos tampados, tomando banho de luz. Só era possível ficar um acompanhante com ele e, claro, eu fiquei. Ele já era bem esperto e tentava tirar a venda dos olhos então eu não podia dormir pra não deixar isso acontecer. Para me distrair, eu liguei a TV e no canal Universal Channel estava passando uma série que eu não conhecia até então: Brothers & Sisters, um drama familiar com a Sally Field e Rob Lowe. Ficou muito marcado pra mim a série. Não me lembro se continuei acompanhando logo em seguida mas, poucos anos depois, estávamos já morando em Brasília e voltei a assistir a série. Num dos episódios finais da quarta temporada há uma cena memorável: eles se reúnem todos na vinícola familiar, que tinha sido próspera e cenário da serie, mas que estava sendo vendida. Então Scotty começa a cantar The Parting Glass e eu consigo ouvi-lo até hoje, tamanho o impacto e a emoção.

The Parting Glass é uma música tradicional escocesa muito muito antiga, cantada na saideira dos encontros entre amigos. No contexto da cena da série e, nos dias de hoje, quando não nos reunimos com os amigos, é muito triste.

Se você assistiu a série e se lembra do episódio, ou se está sensível, assiste a cena porque eu não quero ficar emocionada sozinha.

Não encontrei nas postagens antigas do blog alguma menção a este episódio mas eu podia jurar que tinha escrito sobre. Na época, e por muitos anos, eu  terminava os posts com "que a alegria esteja com todos vocês", tirada da música (good night and joy be with you all).

Que a alegria esteja com  todos vocês.



Comentários

Postagens mais visitadas