Calaveras Dulces para o Dia de los Muertos

(Um título em português e espanhol, espero que você não se sinta incomodado)

Há alguns meses meu filho estudou a geografia e cultura mexicana e vimos fotos de Calaveras Dulces (caveiras doces), uma sobremesa típica do Dia de Los Muertos, 2 de novembro, o feriado mais popular no México. Adoro experimentar receitas de outras culturas (com restrição para alimentos de origem animal) e o Lucas também ficou interessado então comprei uma forminha de silicone em forma da caveira e guardei para usar hoje.

Não tinha me atentado à receita e, ao buscá-la hoje vi que pedia glucose de milho, além de orientar a evitar fazer em dias úmidos... Eu não tinha glucose e está chovendo por aqui. Quando comentei com o Lucas que a umidade podia atrapalhar e talvez fosse melhor não fazer, a carinha de decepção dele me fez mudar de ideia no mesmo instante!

Usei como base esta receita, mas fiz a olho e uma porção bem menor.

Bati no liquidificador açúcar cristal para deixà-lo fino como açúcar de confeiteiro. Acrescentei algumas gotas de limão (no lugar da baunilha) e coloquei água bem aos poucos até a mistura parecer uma farofa e, ao apertar nas mãos, virar uma massa compacta.

Foi fácil fazer as caveiras mas a decoração foi um desastre!! Tenho bico de confeiteiro fininho mas acho que o açúcar não estava fino o suficiente então entupiu então fiz a "decoração" usando palito e hashi.

Podem me parabenizar pela coragem de mostrar minhas calaveritas dulces:

Pelo menos ninguém pode dizer que não ficaram assustadoras, não é mesmo?

Até o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas