Um zine de gratidão

O escritor Austin Kleon, de quem sou muito fã desde Roube Como um Artista, compartilhou para download nas suas redes sociais um zine que ele fez.
"Zine são revistinhas independentes e não profissionais com diversos fins lucrativos ou não. O termo zine veio de fanzine, aglutinação de fan magazine, em outras expressões: “revista de fãs”. Tornando-se popular como um meio de divulgação de trabalhos artísticos, literários, musicais ou de qualquer outro tipo de cultura".

Nos idos dos anos 80, quando a World Wide Web não existia e a internet era usada para fins militares, em universidades e pesquisas científicas, os fã clubes eram coisas inimagináveis hoje em dia: o endereço dos fãs clubes eram conseguidos em revistas de música, escrevíamos, para eles, incluindo um selo dentro da carta, e depois recebíamos materiais do cantor ou banda, na grande maioria das vezes fotocópias.

Se eu procurar num material antigo que ainda tenho guardado, talvez encontre um zine pra mostrar pra vocês.

Voltando ao Austin Kleon, o zine compartilhado por ele, em inglês, tem espaços para serem preenchidos, usa só uma folha A4 e tem indicado os locais para dobra e recorte. Então é uma otima oportunidade para ter um primeiro contato com encadernação porque, depois de dobrar e cortar, a folha A4 vira um livrinho de 4 folhas.

Para baixar o zine, você pode entrar neste post ou direto neste link no Dropbox.

Comentários

Postagens mais visitadas