Uma boneca diferente

Diferente de que?

Não gosto do clichê "quem me conhece, sabe", mas é algo do tipo. Quem tem acompanhado os posts do Luka Luluka no blog e nas redes sociais no último ano, sabe que coleciono bonecas Moranguinho. Assinei a coleção Moranguinho Dolls Classic Collection, da Planeta DeAgostini, que deve terminar em janeiro e, nesse meio tempo venho garimpado bonecas Moranguinho antigas, de várias marcas. Ainda não apresentei para vocês todas elas e o farei em breve.

Nesses garimpos de bonecas, encontrei uma Moranguinho Estrela antiga por um preço bem interessante. Como sempre faço, olhei que mais produtos a vendedora tinha que poderia me interessar. Foi aí que vi esta boneca:

O anúncio dizia que era uma Kenner. Vi que ela não era articulada e era de plástico duro mas era uma Kenner e estava quase de graça. Kenner foi a fabricante de brinquedos que lançou as primeiras Moranguinho, a partir de 1979. 

Já tinha feito isso antes: quando vi uma boneca anunciada simplesmente como "Boneca Antiga" bonita e com um preço bom, comprei para vê-la pessoalmente e depois vendi, devidamente identificada e valorizada. A boneca em questão era uma Jo March, personagem do livro Mulherzinhas, da coleção When I Read I Dream, da Mattel, do início dos anos 2000.  Tenho fotos dela aqui.

Quando meu pedido de Moranguinho com essa suposta Kenner chegou, eu me assustei. Tinha imaginado uma boneca rígida mas pequenininha, do tamanho das Moranguinho. Seus cerca de 23 centímetros de plástico duro, a aparência gasta e umas partes móveis estranhas na cabeça e em um dos braços me assustaram. Haha, demorei um pouco para pegá-la novamente, identificá-la e higienizá-la. 

A boneca na verdade é uma Hair Do Dolly 1991, de Play-Doh. Sim, aquela marca das massinhas. A engenhoca na cabeça e no braço é para colocar massinha e fazer crescer cabelo. Eca! 

Não fiquei frustrada nem com raiva, obviamente, a boneca saiu quase de graça e a vendedora ainda me mandou uma fadinha de brinde. Mas o que eu ia fazer com ela?

No final de novembro fomos fazer um piquenique no parque e tinha planejado levá-la e deixá-la junto ao tronco de uma árvore, numa brincadeira assustadora mas acabei me esquecendo. E também não sei se teria coragem de fazer isso.

Pode ser que eu venda, ou doe ou customize. Tenho algumas bonecas separadas para fazer art dolls mas, neste ano, depois que a Magali, a cã, chegou, não fiz muita coisa.

Por enquanto vou ficar com ela. Já estou me acostumando e até a acho bonitinha, com um ar de boneca mais antiga ainda.A impressão que tenho é que a Play-Doh usou o estilo de bonecas dos anos 50 para criar este brinquedo.

Fiz uma enquete no Instagram sobre a boneca e as pessoas se dividiram entre bonitinha e medonha/assustadora. Coitada, gente! Vocês não assistiram Toy Story não?

Comentários

Postagens mais visitadas