Presentes da India

Quando eu era criança li uma matéria numa revista que apareceu em casa sobre amizade por correspondência e troca de presentes. Alguém relatava ter recebido um pequeno armário recheado de presentes artesanais. Meus olhinhos de criança brilharam e embora não tenha certeza, afinal já se passaram tantos anos, acredito que essa matéria foi muito impactante pra mim e despertou muito do que eu busquei depois: amizades por correspondência, artesanato, escrever, coleção de selos. Na verdade, a revista toda me impactou. Outra matéria sugeria preparar um café da manhã na cama como presente para o dia das mães e me lembro de colocar em prática a ideia, montando uma bandeja muito mais singela do que a sugerida, e que incluía balinhas de menta que tinha em casa.

De qualquer forma, lembrei-me dessa primeira matéria quando abri o pacote que chegou hoje em casa, vindo da Índia.


Em 2019 eu era uma entusiasta dos ATCs (artist trading cards), cartões artísticos de um tamanho específico e feitos para troca. Troquei ATCs com muita gente no Brasil e no mundo e fiz amizades que perduram até hoje.

Alka foi um presente que o ATC me deu, uma amiga indiana que me dá altos conselhos e dicas de bem estar. Por várias vezes conversei com ela de madrugada, quando estava insone e era dia na Índia. Uma das dicas que ela me deu foi contar a respiração. Experimentem.

Quando ela propôs voltarmos a trocar ATCs, nós tínhamos a liberdade de criarmos sem pressa. e quando ela me disse que havia enviado seu ATC, uma voz em mim me falou pra esperar antes de fazer meu envio. Ainda bem porque olha quanta coisa linda ela me mandou! E junto uma cartinha fofa, cheia de afeto, como Alka é.

Meu desafio agora é preparar presentes inspiradores em retribuição, já sofrendo no bolso as altas taxas de envio internacional. A vida criativa e inspiradora que eu sonhava quando criança não contemplava estes aborrecimentos.

Ainda em 2019 fiz um mini livro com uma série de ATCs para uma amiga russa também colecionadora de tartarugas. Tentei enviar várias vezes e recentemente desisti da ideia por causa do valor de envio.

É isso, gente. Depois do meu delírio criativo da saga dos pingentes de porcelana, estou fazendo um livro artesanal a pedido de minha filha e também estou trabalhando numa tela em mixed media.

Até breve.

San

Comentários

Postagens mais visitadas