Triminó - primeira versão

Foi assim: por acaso, eu descobri que tinha um jogo chamado trimino, uma versão de 3 lados do dominó. Pensei: nossa, que legal, quero conhecer!!

Vi que tinha várias versões e o preço médio deles era cerca de 150 reais. Meu lado DIYer/Crafter falou: isso aí eu posso fazer, vai ser divertido! 

Um dos jogos à venda tinha 56 peças que é o número de combinações possíveis considerando seis valores e repetir cada um deles duas ou três vezes em cada peça:
6 todos iguais
30 dois iguais
20 todos diferentes.

Só depois de pintados e decorados, parei pra pensar: como joga isso? 🤔

Pensei que deveria combinar apenas um dos lados mas isso se mostrou muito sem graça então tentamos - eu e minhas cobaias 🤭 - combinar sempre o lado todo do triângulo, ou seja, dois valores. Ficou muito mais interessante mas vi que não me atentei à ordem dos valores nas peças com três valores diferentes. Ainda estou analisando pra ver se isso faria alguma diferença.

Enfim, quando fui pesquisar pra saber como se joga, vi que tem uma versão com 40 peças: apenas as 20 peças com valores diferentes e espelhadas. 

A próxima experiência vai ser com estas combinações e, desta vez, vou ser mais sabia e fazer uma prova de conceito no papel antes de ter todo o trabalho de fazer as peças acabadas.

Este texto era pra ser só um post no Instagram - por isso os emojis - mas ia ficar muito extenso então o trouxe para meu querido blog.

San

Comentários

  1. Amei conhecer este jogo e ver sua criatividade. Eu também gosto muito de criar e reproduzir jogos com materiais recicláveis. Aliás, tenho até ministrado workshops para professores de ensino fundamental propondo a criação de vários deles. É uma atividade cheia de possibilidades e garantia de muito aprendizado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas