Calendário do advento
No feriado de 20 de novembro eu tinha consulta odontológica logo cedo e aproveitei que estava relativamente próxima e fui até um complexo de lojas de artesanato onde eu costumo ir eventualmente. Eu precisava só de algumas tintas e gesso acrílico, mas queria também espairecer e garimpar coisas bonitas.
Na minha loja favorita de tintas e MDF encontrei, logo na entrada, um calendário do advento, do jeito que eu estava procurando há mais de um ano mas tinha desistido de comprar porque achei caro.
Eu conheci esse tipo de peça no começo da década passada, no início do blog. Lembro de ter feito um, bem singelo, colocando balas em pequenos sacos de papel craft e colando papéis impressos com os 24 dias que antecedem o Natal.
(Enquanto escrevia este post fui até o blog pesquisar por advento, para ver se eu tinha feito um post sobre este antigo calendário e me vi traída por minha memória. Neste post, de 2010, eu comecei a fazer um outro calendário e conto que fiz o primeiro em 2007, quando estava grávida, esperando pelo Lucas.)
Os calendários do advento que eu tinha visto para vender on-line custavam todos cerca de R$ 150,00. E lá estava ali, sem que eu estivesse procurando, uma peça do jeito que eu queria: com as gavetinhas, sem muitos detalhes de recortes em MDF. O valor estava bem abaixo dos que eu havia visto: R$ 58, se não me falha a memória. Voltei pra casa muito feliz com o achado.
Até que chegasse o final de semana, estava pensando em como decorar o calendário. Eu queria ter mais peças como aquela, e também tempo para fazê-las, porque as possibilidades são muitas. Eu deveria envelhecer e escurecer o MDF? Pintar de verde? Ou de vermelho? E as gavetinhas, de que cor pintar? Escolhi vermelho como cor base e criei quatro padrões para as gavetas: cores e recortes de papel diferentes.
Como as gavetas vão guardas doces, deixei por uma semana as gavetas com bicarbonato de sódio e canela, pra tirar o cheiro de MDF e de cola.
A última etapa foi decidir o que fazer na parte interna. Cabem muitas combinações de enfeites naquele nicho mas eu optei por fazer algo mais pessoal: selecionei fotos de família em dias de Natal ou em ambientes natalinos, imprimi em tamanho reduzido, colei sobre papel envelhecido e recortei com uma pequena borda, para parecer fotografia antiga. Defini a disposição das fotos, colei-as e acrescentei detalhes como adesivos e folhas de madeira entre as fotos. A casinha com o trenó são remanescentes de um enfeite que fiz no ano passado mas que se quebrou num acidente com a porta de correr do meu guarda-roupa.
Sábado foi meu aniversário e só conseguimos nos reunir pra comemorar no domingo, o que deixou pouco tempo para descansar e montar a decoração de Natal. Só montei o calendário do advento, com as gavetinhas recheadas de guloseimas (gomas, balas e chocolates) e também a árvore de Natal, que eu mostro no próximo post.
Este é o resultado final e foi uma grande alegria executar este trabalho.
Sandra
Atelier Luka Luluka
Comentários
Postar um comentário
Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?