FOMO x JOMO e o número enigmático

Último post do ano, saindo após o horário porque estou desacelerando, finalmente.

Na semana passada comecei a fazer sessões de RPG, duas vezes por semana e está me fazendo muito bem. RPG de reeducação postural global, não o tipo de jogo, vai que você se confunde. A diferença que faz encontrar uma rede de profissionais competentes... Hoje foi dia de RPG, logo cedinho. Cheguei em casa e já fiz soji (faxina), terminei algumas coisinhas começadas, assisti uma animação, fiz a sesta e depois uma sessão de fotos com algumas bonecas e uma pequena coleção de mini cadeiras.

Percebi que não tenho falado das minhas coleções aqui no blog. Os últimos posts estão mais focados em crônicas mas vou falar sobre minha coleção de bonecas em breve. São duas, na verdade. de bonecas Moranguinho e "demais". A Blythe do centro da foto, com plástico na cabeça, foi um presente da minha filha no Natal e eu fiquei muito surpresa e feliz. Ela é maravilhosa. Assim como a outra que comprei, ela veio nua e Luana fez pra ela um vestido no dia seguinte, olha que coisa mais linda!

Mas não é sobre isso que quero falar hoje.


FOMO x JOMO

Você conhece a sigla FOMO? É abreviação da expressão em inglês "fear of missing out" que significa o medo de ficar por fora dos assuntos. Tem sido usada muito com relação ao mundo digital: o que está acontecendo com os famosos, qual são os novos memes, besteiras assim.

Trazendo o assunto para o mundo corporativo, vejo que isso também é uma constante e trazendo para as relações interpessoais também. Neste sentido tenho sentido muito mais JOMO que é o oposto de FOMO. Join of missing out. A alegria de ficar de fora, de não ter que participar nem de saber de tudo.

Sei que é importante as relações interpessoais mas estou numa fase da minha vida em que prezo tanto minha paz, meu canto, o silêncio. Festas barulhentas e cheias de gente realmente não são minha praia e neste ano consegui trabalhar melhor isso, de falar não, eu não vou, aproveitem, sem me sentir culpada (apesar do esforço de algumas pessoas). Eventualmente eu participo de algum encontro, e amo, também ocasionalmente, os petit comités: encontros mais íntimos, com poucas pessoas e com pessoas próximas, em locais reservados como cafés ou nossas próprias casas.

Este ano foi bem desafiador no trabalho e neste mês consegui voltar a trabalhar de casa, o que me garante tempo de qualidade para cuidar da minha saúde. Só consegui fazer as sessões de RPG por causa disso. Quero me organizar para caminhar com as cachorras nos dias livres e fazer outras atividades para cuidar da saúde mental.


O número enigmático

Vai parecer conversa de doido mas aconteceu e tem acontecendo algo curioso nas últimas semanas. Presta atenção que o começo parece não fazer sentido mas no final piora hahaha. Outro dia organizei meu quarto e separei algumas tintas que tinha comprado para a impressora que acabou não funcionando e precisamos comprar outra. As tintas, embora não originais, não foram baratas e eu fiquei com pena de descartar. Deixei separado para fazer alguma arte com ela, isso há meses atrás. Há algumas semanas me deparei com a sacola com as tintas e resolvi pintar um cobertor com ela. Temos um pobre cobertor cinza com o qual eu tentei fazer uma pintura abstrata com tinta para tecido uma vez e não funcionou, resultando numa peça cinza manchada. Coloquei o cobertor dentro do box do banheiro, amontoado de forma uniforme e fui jogando as tintas de forma intercalada: amarelo, vermelho e azul. A cada aplicação, fazia faixas em formatos distintos: ora fazendo linhas retas, ora ondas e outras formas. Deixei a peça descansando por algumas poucas horas. Como eu precisava liberar o box para o banho e também não estava botando muita fé no trabalho, tirei o cobertor para lavar, depois de ter feito uma foto da peça secando.

Passados alguns dias eu estava procurando uma foto na galeria do celular e fiquei intrigada com o que parecia ser a imagem de uma sequência de números. Minha visão é péssima e só quando selecionei e ampliei a fotografia pude ver que era a foto do cobertor dentro do box. Os movimentos com tinta que fiz com azul, que era a cor mais escura, formava claramente uma sequência de três números.

Nesta semana, já de folga, estava lendo em minha cama e Luana acordou e veio tomar café da manhã ao meu lado. Estávamos tagarelando quando tive um insight: eu tinha comprado um Funko e o número do boneco era exatamente o número do cobertor.

Olhando manchetes de notícias li uma em que o mesmo número aparecia e agora, enquanto escrevo, pensei que o número pode ser uma data e me dei conta que é a data do aniversário de uma querida amiga minha!

Conclusão não tenho, sem teorias conspiratórias nem nada, só estou observando e achando curiosa a sequência de coincidências. Talvez por eu ter memorizado o número, eu o encontro com frequência. Igual quando você quer procurar uma cor e é só ela que você vê ao olhar ao redor.

Sobre o cobertor, não funcionou a pintura, como eu previa.


Nos vemos em 2025, espero que a virada de ano seja feliz para todos, quer celebrando em multidões, quer com a família e amigos, quer assistindo TV ou só dormindo mesmo. Tenho ouvido muita gente falar que fará isso. Eu vou passar em casa, com os meus, com a casa fechada para proteger nossos bichos do barulho dos fogos que pessoas sem consciência insistem em soltar.


Sandra
Atelier Luka Luluka


Comentários

Postagens mais visitadas