Quarenta e tantas bonecas e o mesmo hiperfoco
Em fevereiro do ano passado, 2025, escrevi um post intitulado "Onze bonecas e um hiperfoco", em que mostrava minha singela coleção de fashion dolls e contava a história de como cheguei até elas (e como muitas chegaram até mim), e como tudo começou.
![]() |
| Onze bonecas e um hiperfoco |
Naquele post conto que coleciono bonecas Moranguinho, minha paixão de infância, desde 2017 e que, quando assisti o filme Barbie, pensei em fazer uma coleção de fashion dolls, uma de cada, das mais conhecidas. Na ocasião, eu contava nos dedos de uma mão as bonecas que tinha até então e foi minha sobrinha quem me presenteou com suas bonecas Monster High de infância, um deleite, todas em perfeito estado e com as roupas e acessórios originais.
Alguns poucos meses depois daquele post, lembro-me bem, no dia em que fomos visitar aquele que seria novo lar, recebi uma boneca Barbie Best Friends, já com um sentimento de culpa, por estar gastando com algo supérfluo quando nós teríamos tantos gastos pela frente.
Muita coisa aconteceu no último ano. A mudança, a organização, o desgaste emocional de se desfazer das coisas e de vender o apartamento anterior, a transformação gradativa de um apartamento em lar, as aquisições bem pensadas, zelosas e com carinho, a evolução do meu escritório para um santuário para minhas coisas e meus hobbies...
Em determinado momento, eu fiz um pacto comigo mesma de não comprar mais nenhuma boneca até que o apartamento velho tivesse sido vendido. Alguns meses depois quebrei o pacto. Há poucos meses coloquei um post it na parede em frente ao meu monitor, junto com outros, que dizia "não comprar mais brinquedos".
Ontem, enquanto fazia artes e atualizava meu journal, eu retirei o post it da parede e o colei no journal, e escrevi "Por que?"
Não preciso parar de colecionar bonecas e brinquedos. Eles me trazem alegria. Não compro acima das minhas possibilidades nem sou acumuladora.
Esta é minha coleção de fashion dolls, numa imagem pouco detalhada mas que mostra o local onde elas estão perfeitamente dispostas.
![]() |
| Minha orgulhosa coleção de fashion dolls com livros e outras coleções no meu espaço de trabalho |
Este post é para contar tudo isso e dizer que o número de fashion dolls cresceu para quarenta e tantas. Eu havia contado, no caderno onde as catalogo, mas me esqueci da quantidade exata. Se juntaram à coleção muitas Barbies e as suas irmãs de versões menores, muitas Rainbow High, uma Bratz e várias outras, que quero catalogar com fotos e deixar no blog para compartilhar com vocês e para para minha própria consulta futura.
Um 2026 incrível para todos, cercado das pessoas que amamos e repleto de coisas que nos fazem bem.
San




Comentários
Postar um comentário
Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?