Tempo de fazer pão - receitas testadas

Logo após falar sobre ser tempo de fazer pão, há cerca de um mês, quando estávamos na terceira semana de quarentena, eu resgatei um velho fichário, selecionei algumas receitas de pão de várias fontes e as copiei com o compromisso de fazer cada uma delas, ou seja, que meu fichário seja um caderno de receitas testadas, não mais uma coleção de receitas como as muitas que já tenho.

Fichário antigo retrô vintage Coca-Cola
Fichário que era retrô e agora é vintage, comprado na Kalunga


Receitas selecionadas de pão


As coisas foram no meu ritmo: alguns dias mais empolgados, outros sem tempo, às vezes dando pausas para não exagerar no consumo e, por fim tenho 8 receitas de pão para compartilhar com vocês.

1 - Pão de Cristo



2 - Pão ázimo (sem fermento)
Receita no episódio Vamos Fazer Pão Caseiro? no Spotify do Pão Nosso, do Luiz Américo Camargo.
Fácil e rápido de fazer, a receita é feita apenas com farinha integral, o que não agradou muito o paladar do pessoal aqui de casa. Vou experimentar fazer com farinha branca e misturando as duas.




3 - Pão italiano artesanal sem sovar
Receita muito bem explicada, o pão ficou delicioso e surpreendentemente lindo. É feito com fermento biológico mas com longa fermentação e assado em panela  de ferro.





4 - Pão de leite extra macio
Esta receita também é perfeita... dá  para fazer bisnaguinha, pão de forma, pão de hambúrguer. Assei num fim de noite e chamei o pessoal para comer ainda morno, com manteiga derretendo. Resultado: de manhã não tinha mais pão e fiz uma anotação para fazer duas receitas da próxima vez, o que aconteceu nesta semana.



5 - Soda bread
Receita no episódio  Soda bread (e mais dicas sobre o fermento natural) do podcast Pão Nosso do Luiz Américo Camargo no Spotify.
O soda bread na verdade é uma espécie de bolo salgado pois usa fermento químico. Esta receita merece uma segunda chance pois eu não estava inspirada quando a fiz e não sovei muito bem.
De qualquer forma é um "pão" para ser feito para um lanche rápido e consumido logo.
No post 5 receitas de pratos típicos do mundo, do Hotcourses Brasil tem outra receita de soda bread, este feito com bicarbonato de sódio, que também quero experimentar.


6 - Rabanada salgada
Do episódio Conhecendo a farinha, reaproveitando o pão, do podcast Pão Nosso do Luiz Américo Camargo no Spotify.
Esta receita é feita com sobras de pão e fica muito, muito bom! Experimenta e depois me conta.


7 - Panqueca de milho
Sábado à noite estava passeando pelos stories do Instagram e minha amiga Dani compartilhou um pão de milho de frigideira que tinha feito. Me empolguei e pedi a receita para ela, que me passou o print. Que delícia! É uma espécie de panqueca americana feita com farinha de milho e fermento biológico.
No domingo fiz novamente para o lanche da manhã, desta vez sem medir os ingredientes, como faço sempre o "ovo panqueca" para meu filho. Fazia para minha filha quando ela era pequena e agora o Lucas é grande fã. Nada mais é do que a mistura de farinha, ovo, açúcar, manteiga, leite e fermento, feito na frigideira.




8 - Broa de Fubá
Receita no Tudogostoso
Depois de ter feito a panqueca de milho na noite anterior, no domingo de manhã eu estava olhando minhas lembranças no Facebook e uma delas era um post meu de 2013 em que eu dizia que estava com vontade de comer broa e reclamava que não encontrava por aqui. Num instante me veio à mente o título do livro do Tiago Mattos, que eu conheci numa palestra online em 2018: Vai Lá e Faz! Afinal agora eu já sou há 3 anos uma entusiasta da panificação artesanal, posso muito bem tentar fazer eu mesma a broa. Encontrei esta receita e meu café da tarde teve gosto de infância, que delícia! 



A foto a seguir é só para inspirar e dar água na boca, por que não foi feito por mim. Minha filha estava inspirada e preparou hamburguer, tudo feito em casa, do hamburguer ao pão:




Então é isso, tem receitas com vários níveis de dificuldades. Espero que você se inspire experimente fazer algumas delas.

Às vezes me empolgo na cozinha e não sobra tempo para ir no atelier. Estou trabalhando num altered book que quero mostrar quando estiver terminado. Também novos projetos que quero muito compartilhar com vocês.


Abraços!

San





Comentários

Postagens mais visitadas