Livro de artista? Livro artesanal feito com filtro de café

 Criei esta peça há algumas semanas, inspirada num trabalho que vi utilizando filtros de pó de café.

Levou mais de um mês para eu colocar a ideia em prática pois estava juntando os filtros de café usados. 

Geralmente uso o pó de café usado como adubo para as plantas. Espero o pó esfriar, coloco o filtro de boca para baixo num vaso e, assim que secar, retiro o pó, lavo o filtro, abrindo-o no caso, e deixo secando ao sol.

Quando tinha juntado 30 filtros fiz o livro. Foram 3 cadernos de 10 lâminas cada, ou 10 filtros, no caso :)

Fiz o desenho da capa a partir de um filtro, aumentando 5mm em toda a sua borda e cortei a lombada a partir da altura da lateral da capa.


A capa foi revestida com papel Madera e a guarda foi feita com papel de scrapbooking. A costura, feita com linha encerada, é a diamante, que dá um resultado muito vistoso.

Páginas de filtro de café usado

Costura diamante

Um overview do livro em vídeo:


Livro de artista?

O conceito de livro de artista é amplo: pode ser uma obra de arte em formato de livro ou um livro usado para se criar uma obra de arte. Não há restrições ou regras e ele é pouco conhecido do grande púbico.

Eu considero este trabalho um livro de artista, visto que ele é original, não uma reprodução, e tem o formato e miolo insólitos. Gostaria muito de saber a opinião de vocês sobre o assunto.


15 minutos de fama


Fiquei um noooojo quando divulguei o livro no Instragram e consegui centenas de curtidas, aquele dia foi louco!!

Brincadeira à parte, a publicação fez bastante sucesso e fiquei realmente lisonjeada pelos elogios e reconhecimento, inclusive de outros artistas.


Tutorial

Algumas pessoas me perguntaram se eu iria ensinar a fazer o livro. Quem conhece o Luka Luluka sabe que aqui é um espaço de compartilhar ideias, de incentivar as pessoas a criar, a transformar seus espaços, sua mente e sua vida através da criatividade, mas eu não me sinto apta a ensinar encadernação, pois me considero aprendiz. Como disse no post anterior, há cerca de 6 meses tenho me dedicado mais ao estudo da arte de fazer livros, através de livros, tutoriais e artigos na internet.

Diferente do trabalho artesanal, encaro minhas duas paixões criativas atuais, bookbinding e mixed media, como atividades artísticas, em que não uma receita única para se criar, vai da inspiração e do material disponível.


Férias

Estou saindo de férias hoje e, nas próximas três semanas, devido à impossibilidade de viajar ou mesmo de sair de casa, quero dedicar meu tempo para criar, dar mais atenção à família, ler, cuidar da casa, assistir filmes e séries e cultuar o ócio.

Espero fazer alguns ajustes e resolver alguns errinhos do blog e também divulgar um novo projeto. Como tenho muitas ideias para divulgar no blog, talvez a frequência de postagens aumente nesse período. Você pode acompanhar os posts publicados através da redes sociais e do canal do Luka Luluka no Telegram.


Post colaborativo

Já entrando no clima de divulgação de mais ideias, logo mais vai ser publicado um novo post, desta vez colaborativo. Aguarde.


Obrigada a todos pelo carinho e atenção, espero vocês nos próximo posts <3





Comentários

  1. Ficou super bacana!bem criativo mesmo.A costura ficou show.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Achei super criativo e a costura está linda! Costumo também aproveitar os filtros, tenho vários guardados. Acho que vou me inspirar em você. parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Estela!!
      Tem outro trabalho que fiz com filtros de café, vou compartilhar no blog em breve.

      Excluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas