Bookbinding: aprendendo a fazer livros - parte 2

Dando continuidade ao post anterior, onde conto meu retorno ao aprendizado da encadernação artesanal, hoje quero mostrar três livros que fiz e falar um pouco sobre cada um.


Mini álbum para fotos 3x4 com encadernação tipo sanfona

Este é um dos primeiros livros que fiz quando me senti pronta e achei que poderia fazer algo bonito, bem feito e sem ser um protótipo. É um pequeno álbum para guardar de forma caprichada nossas fotos 3x4. 

Neste post do Instagram do Luka Luluka, você pode ver as outras fotos do álbum, inclusive a parte interna, onde usei retalhos de folhas de livros antigos como fundo das fotos.

Me inspirei neste vídeo da Scrapili para aprender a técnica mas prefiro usar cola ao invés de fita dupla face.


Caderno estilo lista


Este trabalho surgiu de um desejo meu de ter um livro  ou caderno neste formato, estilo lista. Acho tão elegante! Usei folhas de caderno envelhecidas e dobradas ao meio, tecido engomado com cola na capa e a guarda foi feita com papel pérola. A costura utilizada foi a borboleta.

Quanto ao tecido engomado, eu já tinha pronto, sobra de outro trabalho que fiiz... a propósito foi uma capa de caderno de viagem que me esqueci de mostrar no post anterior, fica para a próxima mas, voltando ao assunto principal, o tecido engomado, hoje eu prefiro laminar o tecido com papel ao invés de engomá-lo, acho que o acabamento fica melhor.

Veja neste post do Instagram o interior do caderno.


Livro com capa de corino e costura corretinha

Tinha guardado no atelier uma velha bolsa de corino, estilo sacola, que se rasgou e achei que poderia reutilizar, de alguma forma, Na semana anterior eu havia envelhecido muitas folhas de papel para fazer o tutorial Como envelhecer papel + Como envelhecer um caderno inteiro, então surgiu a ideia de fazer este livro, estilo medieval.

Acho que a composição ficou bem harmoniosa: capa, miolo e costura.

A costura usada foi a correntinha, uma delicia de fazer. Aliás, costura aparente é sempre lindo e gostoso de fazer. Para aprender este tipo de costura, assisti três tutoriais e cada pessoa fazia de uma forma diferente. O tutorial que achei mais bem explicado e no qual aprendi a técnica, foi este da Dani Bárbara, do Lilou Estúdio.

Você pode ver melhor o livro neste post no Instagram e também neste destaque.


No próximo post vou mostrar um projeto muito especial que fiz recentemente e que quero compartilhar com vocês.



Comentários

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas