Cara nova para a estante de livros, de novo

Não sei com certeza se esta peça é uma "estante" de livros, o que vocês acham? Ela não é para ser fixada na parede, mas para ser colocada sobre um móvel.

Comprei no Japão em 1999 e ela é toda de madeira maciça. Amo peças em madeira. Ela veio desmontada e não tinha nenhum acabamento. Alguns anos depois eu a pintei de lilás e ela ficou no quarto da Luana para acomodar alguns de seus livros. Uma década depois ela foi pintada de novo, desta vez para o quarto do Lucas, de verde e vermelho, suas cores favoritas.

Lucas fez 13 anos em dezembro e meu marido projetou para ele uma nova cama e escrivaninha, dessas eque a cama fica em cima e a escrivaninha embaixo, sabe? Está ficando lindo, ele ganhou uma mesa bem maior e o quarto ficou muito espaçoso. Falta organizar os relativamente poucos brinquedos que ele separou para ficar. Os demais brinquedos vamos vender e doar. Hoje parei de me enganar e decidi que vou cuidar disso no sábado ou no domingo de manhã. Porque saio do trabalho e não tenho muita energia para fazer as coisas. 

Enfim, nesta nova organização do quarto do Lucas, a estante de novo ficou de lado, até porque ele já tem uma estante de livros, que mostrei neste post.

Como queria colocar a estante no meu quarto, numa prateleira próxima a minha mesa de trabalho, lá fui eu pintar a estante de livros, de novo!

Desta vez fiz uma especie de pátina mexicana, aproveitando o colorido da peça, pintei de branco, lixei, apliquei betume e lixei novamente.

Abaixo o passo a passo:

Antes do makeover, limpei com um pano úmido.
Esta parte vermelha é móvel.
Participação do Totoro

Só mais uma foto com o Totoro porque eu não conseguia escolher entre as duas. 

Apliquei com pincel uma demão de base para artesanato.
Pode ser tinta acrílica ou latex.

Depois de seco, com lixa média, lixei suavemente toda a peça,
para mostrar um pouco os veios e desgastar os cantos.

Nota: Na pátina mexicana, você faz um fundo bem colorido, com amarelo, vermelho, laranja e verde (ou a cor que quiser), aplica cera e então pinta de branco. Em seguida lixa a peça e pronto.

Tinha 3 tipos de betume então fiz um teste com eles na base da peça

O teste: na frente, apliquei os 3 betumes e deixei secar.
Atrás, apliquei o betume e limpei o excesso com um pano em seguida.

Depois de tudo seco, lixei.
Escolhi o último betume, sem limpar o excesso
(canto inferior direito)

Betume gel Daiara

Apliquei o betume em toda peça, aguardando secagem depois e pintar cada lado.
Depois lixei de novo com lixa média e, em seguida, com lixa grossa, só em alguns
pontos.
(atrás, uma baguncinha de brinquedos em organização)

Detalhe da peça pronta

A peça em seu novo habitat

A peça em seu novo habitat mais de longe pra mostrar este armário
lindo que meu marido e eu fizemos, assunto do próximo post.

Passei o mês de janeiro focada num projeto e depois fui atropelada pelo novo quarto do Lucas. A partir de agora os posts no blog e no canal no Youtube voltam a ser semanais.

Obrigada pela visita, espero você no canal do Luka Luluka no Youtube também.








Comentários

  1. Oi San ficou show a nova cor do móvel, aqui também vamos mudando as cores e renovando o ambiente sem descartar o que ainda esta em bom estado e pode ser reutilizado.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi, desculpa a demora em responder. Isso mesmo, a pegada é reaproveitar e sempre com criatividade, igual vocês fazem <3

      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas