Carimbo de linhas para escrever

Estou fazendo um journal num altered book e quero colocar linhas nas páginas para escrever. Eu poderia fazer isso a mão com régua e lápis mas queria uma solução mais divertida.

Pensei em fazer uma carimbo, mas como? Talvez colar pedaços de barbante em uma madeira... Pesquisei pra ver como as pessoas faziam isso e encontrei uma ideia muito simples: elásticos de papel! As soluções mais simples são também as mais geniais. O projeto da moça era mais elaborado e eu sei que deveria ter salvo link do vídeo pra dar os créditos aqui mas não me lembrei. Desculpa moça do YouTube, sua ideia é ótima! 

Inspirado nesse projeto, fiz meu carimbo de linhas, confere as fotos e as descrições:
(Desculpa o reflexo da luz na maior parte das fotos, fotografei enquanto fazia e eu precisava da luz pra enxergar.

Você vai precisar basicamente de dois materiais:
- Um pedaço de madeira, MDF ou outra placa dura
- Elásticos de papel

Fixei na placa uma folha de caderno, para não precisar fazer a mão as linhas e depois fixei em cima um pedaço de acetato pra proteger o papel. Se você for fazer isso, tome o cuidado de deixar o acetato ligeiramente mais estreito que a largura da placa, para não cortar o elástico que será colocado em seguida.

Montei dois grupos de linhas com espaços diferentes entre elas, para poder escolher o mais adequado.

Peguei um caderno e precisei esperar o Totoro posar para a foto antes de continuar:

A menos que você tenha uma carimbeira gigante, para acomodar toda a placa, você vai passar a carimbeira no carimbo e não o inverso, então é preciso que a carimbeira seja gordinha, ou seja, tenha a almofada saltada. Tentei com uma carimbeira comum e não deu certo. Então peguei esta carimbeira permanente que fiz e ensinei neste post e sobre a qual quero fazer duas observações: você pode observar nas próximas fotos que as linhas ficaram bem clarinhas mas é porque fazia tempo que eu não usava a carimbeira. Por outro lado isso mostra o quão eficaz e duradoura é  a carimbeira se armazenada corretamente, num pote bem fechado e envolto num saco plástico.

Este é o resultado do primeiro teste:

Imaginei que as linhas ficariam grossas e então precisaria que a distância entre as linhas fosse maior mas depois vi que não.

Protótipo aprovado, terminei de preencher as linhas com elástico:

Voltei então para o journal: preparei cerca de 10 páginas com gesso acrílico. Como vou escrever sobre o gesso, lixei suavemente cada página para reduzir a aspereza. Agora vou dar um pouco de cor às páginas, diluindo tinta acrílica branca em água com um pouquinho de tinta colorida e aplicando com um pilcel largo e macio. 

Vou fazer isso com todas as páginas com gesso acrílico e então vou estrear meu carimbo.

Se você chegou até aqui imagino que entenda o propósito de todo este trabalho mas se está se perguntando porque simplesmente não usar um caderno pautado, eu quero lembrar que o subtítulo deste blog é Vida Criativa e não vida prática :) Meu marido disse que eu ando muito respondona rsrs

Falando sério, faço isso porque gosto, porque me traz alegria e realização e para exercitar a criatividade.

Abraço! 

San

Comentários

Postagens mais visitadas