Diário dos cacos de porcelana: pingentes de discos de goma laca

Previously on Luka Luluka: Diário dos cacos de porcelana: pingentes de discos de goma laca

Enquanto aguardo a chegada dos materiais que comprei para experimentar fazer pingentes com cacos de louça e porcelana, organizei meu atelier e encontrei, já na lixeira, cacos de um velho disco.

Como contei no post anterior, o disco era de um material diferente de vinil, mais grosso, pesado e quebrável. Pesquisando, descobri que o disco é de goma laca, material com o qual eram feitos os primeiros discos, de 78 rpm, em meados do século passado.

Lavei os cacos, passei glicerina para devolver o brilho e então comecei a criar.

Nas peças maiores, fiz furos com um furador aquecido no fogo  Pensei em deixar o caco como estava. Depois tentei aplicar carimbo com tinta acrílica mas não ficou bom, o carimbo não ficou nítido.

Então pensei em aplicar tecido. Eu tinha em mente um tecido em específico mas não encontrei. Separeii então vários outros 

Apliquei primer na peça, colei o tecido com cola branca e impermeabilizei com verniz acrílico fosco.

Nos pingentes menores, colei no verso  ganchos usando pedaços de clipes de papel colados com cola universal e arrematados com feltro.

Os cordões foram todos feitos com linha encerada, simples ou duplas, as mesmas que uso para encadernação.

Falando em encadernação, este pingente abaixo foi revestido com papel marmorizado, um papel nobre usado em encadernação clássica* (ou não) no revestimento de capas. 
* Usei este papel nos livros em encadernação bradel que fiz.

Ficou bonito, você não achou?

Os livros usados como fundo para as peças foram garimpados num sebo local.

Até breve!

San

Comentários

Postagens mais visitadas