Você pode parar agora

Tenho um livro artesanal cujas capas são revestidas de tecido de matrioskas e que ganhei de minha amiga Kellen e onde faço esboços para projetos criativos.

Era final de novembro do ano passado eu eu tinha acordado determinada a fazer alguns livros de presente, oito a princípio.

Qual foi minha surpresa, procurando uma página em branco no caderno para anotar os projetos, ao me deparar com este bilhete:


"Recado da Sandra de fevereiro de 2022 para a Sandra de dezembro de 2022...
Não invente mil projetos de última hora. Você precisa descansar e é muito provável que você falhe (pela experiência em fazer isso quase todos os anos) e vai se sentir frustrada. Se você fez coisas ao longo do ano e acha que são boas, use-as, senão só relaxe.

Com amor,
Sandra"

* Meti um 'relaxe' com ch no final, que horror!
 
Não me lembrava deste bilhete e, na ocasião, fiquei um pouco insegura e tentada a seguir meu auto conselho mas então pensei: é novembro ainda, este bilhete nem é pra mim! E comecei a fazer os quatro primeiros livros. Fiz todos outros planejados e acabei fazendo mais uns outros dez. Você pode vê-los no meu perfil de encadernação A Menina que Fazia Livros, agrupados por tipo aqui, aqui, aqui, aqui e finalmente aqui.


Em 2020 fiz e enviei pelo correios cartões de Natal artesanais para um mundo de gente, família e amigos. Artesanais mesmo: com cartão e envelope feitos à mão, e colagem de livro ilustrado de Natal. 

Tem uma coisa tão gratificante e satisfatória quando faço presentes artesanais, não sei explicar muito bem. 

Enfim. Neste ano, era final de novembro e pensei: poxa, eu poderia de novo fazer cartões artesanais para enviar para as pessoas queridas... Planejei fazer naquele final de semana, que foi ocupado por outros afazeres e, na segunda-feira me lembrei do meu bilhete e decidi que não faria.

Tenho me policiado e tendo este constante autocuidado e isso tem me feito muito bem. A necessidade agora é de aumentar este zelo comigo mesma e estendê-lo à minha saúde física, fazendo atividades físicas além da caminhada diária, para fortalecer meus braços e coluna. Cuidar da saúde para diminuir o risco de cuidar das doenças, entende?


Este post era para ter sido publicado, e seria mais adequado, na manhã do último sábado, 23 de dezembro, mas o aplicativo no celular onde eu estava escrevendo deu problema e eu perdi tudo o que havia escrito. Como eu tinha planejado muitas coisas para o dia, deixei para depois. O título do post é o mesmo deste publicado em 2011 aqui no blog e, de outra forma, fala da mesma coisa: sobre desacelerar, viver o presente e se cuidar.

Cuidem-se e nos vemos, provavelmente, em 2024.

San



Comentários

Postagens mais visitadas