Receitas de crepes: Legítimo crepe francês com cerveja

Antes de mais nada, quero fazer uma pequena explanação sobre a diferença entre panqueca, que eu conheço desde criança, panqueca americana, ou pancake, que conheci no Japão no final dos anos 90 e redescobri há uns 12 anos quando consegui a receita e então virou comfort food aqui em casa e entre a família e amigos e, finalmente, o crepe, que conheci em meados da década passada e era vendido em quiosques nos shoppings.

O crepe, em sua base, leva os mesmos ingredientes que a panqueca porém ele é bem mais líquido, resultando numa massa mais delicada e que geralmente é servida dobrada, diferente da panqueca, que habitualmente é enrolada. Já a panqueca americana leva fermento, o que resulta em uma massa mais gordinha, perfeita para ser consumida no café da manhã ou lanche, acompanhada de calda de açúcar, xarope de bordo ou qualquer outro ingrediente doce.

A receita da panqueca americana já foi publicada aqui no blog, e hoje quero compartilhar com vocês esta deliciosa receita de crepe, que aprendi com o Nicolas e a Suzana, do Blog du Monde, e que leva cerveja em sua massa.

A receita rende muito, cerca de duas dúzias de crepes. Ela pode ser usada com recheio doce ou salgado. Fiz esta receita para o jantar e, no dia seguinte, meu marido quis experimentar com kimche, olha a mistureba! Kimche é uma conserva coreana bem apimentada. "Família brasileira nipo-italiana prepara prato francês com recheio coreano".

Vamos à receita.

Crêpes de la Chandeleur*

Ingredientes:

250 gramas de farinha de trigo

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de sal

4 ovos

50 gramas de manteiga derretida.

450 ml de leite morno

200 ml de cerveja


Modo de preparo:

Numa vasilha grande, misture a farinha, o açúcar e o sal;

Coloque os ovos, misturando um a um;

Junte a manteiga e misture;

Coloque o leite aos poucos, misturando bem;

Acrescente a cerveja, misture bem e deixe descansar por 30 minutos;

Aqueça uma frigideira antiaderente e frite os crepes em fogo médio. Use uma medida que cubra toda a frigideira mas que não deixe massa acumulada para que o crepe fique bem fininho.

Recheie os crepes e dobre ao meio ou em quatro dobras, como eu fiz.


* La Chandeleur é uma data comemorativa francesa que acontece no dia 2 de fevereiro e é conhecida como "a festa dos crepes". Este post do Guia do Estrangeiro fala um pouco sobre a festa, sua origem e tradição.


Veja também: 

Receitas de crepes: Rainbow Crepe Cake


Comentários

  1. Bom dia gelado aqui!!!
    Amei sua visita no Blog, ultimamente não tenho me dedicado muito por causa dos problemas de saúde, mas não tenho coragem de largar totalmente, não gosto da palavra abandono e tem amigas muito queridas desde a época que eu o criei. Muitas se foram, outras abandonaram e nunca mais soube.... mas vamos levando!
    Essa receita de panqueca é parecida com a que faço a anos, aprendi com minha mãe.
    Mas a cerveja vou ter que experimentar... deve fazer toda a diferença.
    Tenha dias bons e felizes. Bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra gostei da explicação, raramente cozinho e se alguém não explicar a diferença, acho que tudo é panqueca, kkkkk, achei bem interessante usar cerveja, vou anotar a receita.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Quer deixar sua impressão ou algum comentário sobre este post?

Postagens mais visitadas